MENU

BUSCA

Ministro das cidades afirma que 80% dos brasileiros vivem nas grandes cidades

Representante fala de medidas para as cidades em Fórum Urbano Mundial

Maycon Marte

Em discurso a diversos líderes globais, no Fórum Urbano Mundial (WUF - em inglês), o ministro das cidades, Jader Filho, falou sobre as características da ocupação do território brasileiro. Ele afirma que “somos um país altamente urbanizado”, com a maior parte da população vivendo em grandes centros urbanos, diferente da imagem associada ao Brasil. “As cidades ocupam pequena parte do território brasileiro, mas é neste espaço que vivem mais de 80% dos nossos 212 milhões de habitantes”, enfatiza o ministro.


“A mancha urbana brasileira triplicou desde 1985 e a população não para de ocupar os espaços urbanos”, destaca. O ministro explica que não há sinal de redução desse movimento, com apenas uma diferença percebida nas cidades médias e pequenas. Nestes casos, o crescimento tem sido mais dinâmico. 

VEJA MAIS

Minha Casa Minha Vida já entregou mais 1 milhão de moradias, aponta ministro no Fórum Urbano Mundial
Balanço foi apresentado durante a maior conferência de urbanização sustentável

Ministro Jader Filho realiza novas contratações do MCMV e Novo PAC no Pará
Os investimentos do Novo PAC e MCMV são para moradias populares, urbanização, regularização fundiária, abastecimento de água e mobilidade urbana para Belém e Região Metropolitan

Ministério das Cidades firma compromissos para acelerar obras no Pará
Ministro Jader Filho quer retomada das obras do Novo PAC e do Minha Casa, Minha Vida no Pará

Antes de ocupar esses espaços, Jader enfatiza que o ministério está comprometido em corrigir erros de outros grandes centros urbanos. “Na ocupação desses espaços, estamos comprometidos em não repetirmos os mesmos erros que foram cometidos nos grandes centros como a ocupação desordenada, a falta de planejamento urbano e a grande desigualdade social”, afirma. Nessa preparação, ele também deseja aprender e prevenir eventos como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia, oriundos do agravo das mudanças climáticas.

Política