MENU

BUSCA

Marina Silva: Fundo Amazônia pode ser usado em ações 'emergenciais' no caso dos Yanomami

Alemanha diz estar pronta para 'contribuir' com novos fundos de preservação da Amazônia

O Liberal

A Alemanha disse estar pronta para "contribuir" na proteção da Amazônia, confirmou o governo nesta segunda-feira (30), por meio de sua ministra de Cooperação, Svenja Schulze, após se reunir com a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, em Brasília (DF). Marina afirmou que parte dos recursos do Fundo Amazônia podem ser utilizados em ações "emergenciais" no caso dos Yanomami. As informações são da AFP.

"Estamos buscando parcerias que nos ajudem a fazer com que o Brasil cumpra com seu objetivo de cumprir com seus compromissos do acordo de Paris, alcançar o desmatamento zero em 2030, de fazer a desintrusão das terras indígenas para tirar desse quadro terrível e ter uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável", explicou a ministra Marina Silva.

VEJA MAIS

Governo anuncia mais medidas emergenciais para a Terra Indígena Yanomami
Além de garantir saúde e assistência, o governo também pretende impedir o transporte aéreo e fluvial de grupos criminosos pela região

Hospital e associação registram seis novas mortes de indígenas Yanomami
Na sexta, uma mulher de 33 anos morreu na UTI do hospital de Boa Vista, após ser diagnosticada com desnutrição grave

PF abre investigação sobre possível genocídio contra yanomamis
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, abre investigação para investigar sobre a omissão governamental com a população yanomami, em Roraima

Marina Silva acrescentou que a Alemanha está disposta a "cooperar" com o Brasil, tanto com o aumento "dos recursos para o Fundo Amazônia" como com a "abertura de mercados para produtos sustentáveis".

"Essas relações que nós temos também sobreviveram aos anos difíceis que tivemos e agora nós realmente queremos (...) contribuir com nosso conhecimento e estamos disponibilizando recursos", disse a ministra alemã Schulze em uma coletiva de imprensa.

A liberação de 35 milhões de euros (mais de 193 milhões de reais) para o Fundo Amazônia, previamente anunciada por Berlim, foi comemorada por Marina Silva e Schulze. Esses recursos serão destinados a projetos de preservação ambiental que estavam congelados desde 2019.

Política