Mais três inquéritos sobre atos golpistas são abertos no Supremo
Agora existem sete investigações no STF sobre atos antidemocráticos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a abertura de mais três inquéritos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF). As informações são da Agência Brasil.
Com nos novos inquéritos as linhas investigativas serão ampliadas contra financiadores, autores intelectuais e pessoas que praticaram vandalismo, mas não foram presas em flagrante.
VEJA MAIS
A determinação de Alexandre de Moraes atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou a necessidade de separar cada eixo de investigação e otimizar recursos. A decisão é sigilosa e seu conteúdo não foi divulgado. Com a nova autorização, agora há sete inquéritos no Supremo relacionados aos atos golpistas.
“As investigações têm como objeto a apuração dos crimes de terrorismo (artigos 2º, 3º, 5º e 6º) previstos na Lei 13.206/2016, e de outros seis crimes previstos no Código Penal: associação criminosa (artigo 288); tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (artigo 359-L); tentativa de golpe de Estado (artigo 359-M); ameaça (artigo 147); perseguição (artigo 147-A, § 1º, III); e incitação ao crime (artigo 286)”, informou o Supremo.