CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula visita Xingu e concede Ordem Nacional do Mérito ao cacique Raoni

Homenagem a Raoni será entregue pessoalmente pelo presidente Lula na Aldeia Piaraçu, na Bacia do Rio Xingu, na tarde desta sexta-feira

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, viajaram na manhã desta sexta-feira, 4, para o Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. No local, os dois têm compromissos com o cacique Raoni, condecorado com a Ordem Nacional do Mérito.

A honraria foi concedida "em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente", segundo consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

image Angelina Jolie no Brasil: atriz visita aldeia indígena e se encontra com Cacique Raoni; veja
Sem alarde e sem divulgar a viagem em suas redes sociais, a presença da atriz em terras brasileiras surpreendeu os fãs

image Macron em Belém: Cacique Raoni fala sobre expectativa de encontro com Chefes de Estado
Líder indígena brasileiro da etnia Caiapó tem como objetivo alinhar compromisso com povos indígenas e demarcação de terras na região Amazônica

A homenagem será entregue pessoalmente pelo presidente Lula na Aldeia Piaraçu, na Bacia do Rio Xingu. A cerimônia de homenagem está prevista para as 13h no horário local - 14h no horário de Brasília. À noite, Lula viaja de Mato Grosso para São Paulo (SP).

Raoni foi condecorado no grau Grã-Cruz, o mais alto da Ordem Nacional do Mérito, que foi criada por decreto-lei de 1946 "com o fim de galardoar os cidadãos brasileiros que, por motivos relevantes, se tenham tornado merecedores do reconhecimento da Nação e os estrangeiros que, a juízo do governo, sejam dignos desta distinção". O decreto é assinado também pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Lula teve um encontro privado com o líder indígena pela manhã. O presidente também deve se reunir com as demais lideranças indígenas que habitam a Bacia do Rio Xingu.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também integra a comitiva da visita. O ministério investiu cerca de R$ 14 milhões em programas focados em segurança alimentar e geração de renda na região, desenvolvidos em parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para as etnias Xavante e Tapirapé.

Segundo a pasta, o ministro vai receber demandas locais para a ampliação dos programas para os povos indígenas do Xingu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA