Lula visita obras do Parque da Cidade, nesta sexta (14), e fala sobre investimentos no Estado
Local sediará programações da COP 30
Antes de iniciar as visitas e anúncios, previstos na agenda presidencial de sexta-feira (14/02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou os investimentos do governo federal na capital paraense, que será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). Durante entrevista à Rádio Clube do Pará, Lula ressaltou que os aportes destinados ao Estado, pela União, são históricos e ultrapassam R$ 5 bilhões.
“É a primeira vez que o governo federal coloca um montante de dinheiro de quase 5 bi para ajudar uma cidade a ficar mais bonita", disse o presidente. Além da prestação de contas, o mandatário também se comprometeu a retornar à capital paraense para entregar as obras de requalificação do Ver-o-Peso, que fazem parte dos investimentos e preparação da cidade para a COP.
“Eu vou vir, aqui, inaugurar o Ver-o-Peso. Vai ser a primeira vez, na história do Ver-o-Peso, que ele vai ter tratamento de esgoto, uma coisa civilizada, para o povo de Belém. Vai ser uma beleza para quem está lá trabalhando e para quem quer visitar”, destacou o presidente.
VEJA MAIS
Lula também falou sobre a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, destacando que a meta inicial de construir 2 milhões de unidades habitacionais até 2026 será superada. "Vamos atingir 2,5 milhões de casas até 31 de dezembro de 2026", afirmou o presidente.
O chefe do Executivo também afirmou que o Brasil voltou a ser um país ativo no cenário internacional após anos de isolamento. Ele destacou a reaproximação com diversos países e a abertura de mais de 130 novos mercados para os produtos brasileiros.
Visita ao Parque da Cidade
Ainda durante a manhã, o presidente visitou as obras do Parque da Cidade, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito de Belém, Igor Normando, e de outros ministros de Estado e autoridades.
O presidente Lula constatou o avanço das obras, que já passaram de 70% para conclusão, e regou uma samaumeira, que está plantada no local e é conhecida como árvore gigante da Amazônia, "rainha das matas" ou "árvore da vida".
“É o maior parque urbano da Amazônia, e certamente um dos mais importantes equipamentos públicos de todo o Brasil, que fica como legado para a população. A COP será um evento de 12 dias, em que certamente o mundo inteiro estará olhando para a Amazônia, para o meio ambiente, para todos os desafios, como a transição energética e tantos outros. Mas nós sempre buscamos, junto com o governo federal e a prefeitura, que todas as soluções que estão sendo dadas assegurem que, no dia seguinte à COP em Belém, tenha uma cidade melhor. Que nós possamos aproveitar a COP para deixar esse legado importante para a nossa capital e nosso Estado”, disse o governador.