MENU

BUSCA

Ministério das Cidades confirma vinda de Lula ao Pará nesta semana

Visita está programada para Abaetetuba, no próximo sábado, dentro de um evento do Minha Casa, Minha Vida

Camila Azevedo

O Pará vai receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana. A informação foi confirmada pelo Ministério das Cidades. A agenda prevê a presença do chefe de Estado no dia 17 deste mês, em Abaetetuba, no nordeste do estado, em um evento do Minha Casa, Minha Vida. O convite foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a prefeitura de Abaetetuba, Francineti Carvalho, e o próprio Jader Filho, informam sobre a agenda do presidente no Pará. Ele deve vir também em agosto.


VEJA MAIS

Norte é a região do Brasil que menos recebeu visita do presidente Lula
O presidente concentrou mais visitados aos Estados do Nordeste, Sul e Sudeste

PF investiga possível artefato explosivo no aeroporto de Belém, diz ministro Flávio Dino
Sem fornecer detalhes sobre a data e o local exato onde o artefato explosivo foi encontrado, Dino disse que não há nenhum risco atual no aeroporto.

Remédio de graça: Lula anunciará gratuidade para dois novos medicamentos; veja quais são
Presidente Lula, no relançamento do programa Farmácia Popular, anunciará gratuidade para medicamentos contra osteoporose e anticoncepcionais

Já nos dias 8 e 9 de agosto, Lula deverá estar em Belém para uma reunião da Cúpula dos Países da Amazônia. O evento busca reativar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônico (OTCA). A reserva em um hotel da capital já estaria confirmada pelo gabinete da presidência. “Tem sinalização da vinda do Lula para o Pará. Dia 17 deste [mês] em Abaeté. Depois disso, o evento da Cúpula dos Países da Amazônia”, disse Faleiro à reportagem.

Ações climáticas

O encontro com a OTCA deverá reunir membros dos oitos países que fazem parte da Amazônia, como o Peru e a Guiana Francesa, e servirá para tentar definir uma posição única da região sobre desenvolvimento e combate à crise climática em foros internacionais. Essa retomada é uma das metas do terceiro governo de Lula. Nos últimos anos, o grupo teve reuniões virtuais, mas com relevância diminuída e pouca participação brasileira.

A ideia é usar a OTCA para alinhar os discursos dos países do grupo e atrair investimentos para as políticas de combate ao desmatamento da região, além de proteção de povos indígenas e desenvolvimento. O objetivo é fortalecer a posição frente a organizações internacionais e países desenvolvidos, os que mais pressionam por ações dentro da Amazônia.

Em abril, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) iniciou uma série de diálogos dentro do Planalto em preparação para a Cúpula. A primeira pasta consultada foi da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para debater a inserção de agendas envolvendo ciência, tecnologia e inovação. Além disso, estão previstos pela organização outros eventos preparatórios na cidade nos dias que antecedem o encontro.

Macron e Kerry

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi convidado para se juntar à Cúpula e também deve estar em Belém em agosto para o evento. Ele viria para representar a Guiana Francesa, território europeu que abriga parte da Amazônia. A reunião discutirá temas comuns na área ambiental e de direitos humanos. John Kerry, enviado especial do clima dos Estados Unidos, é aguardado para o encontro. 

Norte

Se confirmada, essa será a primeira vez que o presidente visitará o Pará. Informações que constam no site do Palácio do Planalto apontam que a região Norte do Brasil é a menos visitada por Lula desde que ele assumiu o novo mandato. Em seis meses, o chefe do Executivo esteve apenas em Roraima, por duas vezes, quando precisou acompanhar e anunciar medidas de socorro à população Yanomami

O Nordeste, considerado berço político de Lula, tem sido a prioridade das visitas. Em cinco meses de mandato, 22 viagens oficiais foram realizadas, destas, oito à região Nordeste, passando por Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Com exceção da Bahia e do Ceará, onde o presidente esteve em duas oportunidades, os demais Estados foram visitados ao menos uma vez desde o início do ano de 2023.

Sudeste

De janeiro a junho deste ano, o presidente do Brasil esteve na região Sudeste pelo menos dez vezes, mas concentrou as visitas em dois Estados: São Paulo, indo oito vezes, e Rio de Janeiro, duas. O Sul e o Centro-Oeste também foram muito visitados por Lula nos primeiros meses do ano. Estas foram as duas localidades que o  ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu amplo apoio da população, ou seja, as visitas são consideradas estratégicas. 

Lula tem procurado ampliar o número de viagens pelo Brasil com o intuito de acompanhar as entregas de ações e obras federais em todos os Estados e municípios. O presidente também tem conseguido retomar programas sociais, como O Minha Casa, Minha Vida, e o Farmácia Popular.

Política