Lula deve passar por novo procedimento no crânio para prevenir sangramentos cerebrais
Embolização consiste em bloquear o fluxo de sangue para a região desejada
O presidente Lula será submetido a um novo procedimento para interromper o fluxo sanguíneo em uma área específica de seu cérebro, com o objetivo de prevenir novos sangramentos como o que sofreu recentemente. A intervenção, conhecida como embolização das artérias meníngeas, está marcada para a próxima quinta-feira (12). As informações são da Folha de S.Paulo.
Essa técnica consiste em bloquear o fluxo de sangue para a região desejada. Por meio de um cateter, o médico injeta um material que obstrui a artéria, impedindo a circulação no local. O objetivo é evitar o surgimento de novos episódios de sangramento, reduzindo os riscos à saúde do presidente.
Lula começou a sentir intensas dores de cabeça na noite da última segunda-feira (9). Após ser atendido no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, exames indicaram a necessidade de transferência para a unidade da instituição em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência. Após o procedimento, ele foi levado para a UTI, onde permanece em observação.
VEJA MAIS
As artérias meníngeas, que serão tratadas, são responsáveis por irrigar as meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central. A expectativa é que o tratamento seja eficaz para impedir novos episódios de sangramento.