Lula demarca seis terras indígenas nesta sexta-feira; veja quais são
Agenda deve ser cumprida durante participação no Acampamento Terra Livre, em Brasília, nesta manhã
Agenda deve ser cumprida durante participação no Acampamento Terra Livre, em Brasília, nesta manhã
A demarcação de seis terras indígenas em seis Estados brasileiros deve ser assinada nesta sexta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme ele mesmo publicou nas redes sociais. Agenda deve ser cumprida durante a participação do chefe do Executivo no Acampamento Terra Livre, em Brasília, nesta manhã. Lula é acompanhado da ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara.
Ele ainda deve assinar o decreto de recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e instituir o comitê gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) - esta última deve garantir a proteção e recuperação dos recursos naturais nos territórios indígenas.
VEJA MAIS:
Durante a participação, ainda está previsto que Lula anuncie a liberação de R$ 12,3 milhões à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para a recuperação da produtividade das comunidades Yanomami.
A 19ª edição do acampamento foi iniciada na segunda-feira (24) e tem como tema "O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!". A assembleia é organizada pela Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib) e estima reunir mais de seis mil indígenas até esta sexta-feira.