MENU

BUSCA

Círio 2024: Lula vem a Belém para Círio Fluvial e Trasladação neste sábado (12/10)

Presidente Lula diz que vem agradecer pela vida após pane em avião presidencial

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar da Romaria Fluvial e da Trasladação, neste sábado (12/10), em Belém. A agenda do presidente foi confirmada, na noite desta sexta-feira (11/10), pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Na Trasladação, ele vai acompanhar a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, do palanque do governo do Pará, na Estação das Docas, no bairro da Campina.

Na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Rádio O Povo CBN, de Fortaleza, Lula citou a visita à capital paraense, após cumprir agenda no Ceará, onde entregou novos ônibus escolares do Ministério da Educação para municípios do estado. 

Vou agradecer pela vida, diz Lula

"Depois vou embora para Belém, vou participar do Círio de Nazaré, que é uma promessa que eu tenho há muito tempo de participar", disse Lula. Ele também afirmou, no evento em Fortaleza, que viria para o Círio para agradecer pela vida, após ocorrido na semana passada com o avião presidencial.

"Estou indo para o Círio de Nazaré porque não sei se vocês acompanharam, na semana passada, fiquei quatro horas e meia no avião e não sabíamos se ele ia cair ou não, se o motor estava estragado... Rezamos e pedimos a Deus para que nos trouxesse com vida e eu estou aqui", disse o presidente, com a voz embargada.

Presidente Lula cancela visita às obras da COP 30 em Belém, mas confirma vinda para Círio Fluvial
Presidente participa da Romaria no sábado (12/10)

O episódio citado pelo presidente ocorreu no dia 1º, deste mês, quando ele decolou do Aeroporto da cidade do México rumo a Brasília (DF) com o avião presidencial, chamado de Aerolula, mas a aeronave apresentou problemas técnicos, que estão sendo investigados.

A aeronave ficou quase cinco horas no ar, gastando combustível, para conseguir retornar ao solo em segurança. Após isso, ele trocou de avião para retornar ao Brasil.

O Círio de Nazaré é conhecido como uma das maiores festas religiosas do mundo e homenageia Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses. A celebração é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nesta sexta-feira, a romaria do Traslado para os municípios de Ananindeua e Marituba, na Grande Belém, reuniu cerca de 1 milhão de pessoas. Neste sábado, a festividade nazarena reinicia, logo cedo, com o Círio Fluvial, saindo do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. 

Política