‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos
Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.
A primeira reunião oficial de transição de governo entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), e o deputado estadual Igor Normando (MDB) - eleito no último dia 27 de outubro para governar a cidade pelo período de quatro anos - ocorreu a partir das 9h desta quinta (31.10) no Palácio Antônio Lemos, sede oficial da prefeitura. Participaram da reunião Cássio Andrade (PSB), vice-prefeito eleito, Aldenor Araújo, chefe de gabinete de Edmilson Rodrigues e a assessoria jurídica de Igor Normando. O Grupo Liberal esteve no local e entrevistou o atual gestor e o deputado estadual após o fim do encontro.
Na reunião de hoje (31.10), o prefeito Edmilson Rodrigues revelou que Marcos Damasceno, secretário de Controle, Integridade e Transparência da prefeitura, será o coordenador da transição de governo. “Nós indicaremos, além do doutor Marcos Damasceno, outro quatro representantes da prefeitura que tenham profundo domínio das contas públicas, conhecimento dos projetos que vêm sendo executados pra que todas as informações sejam com muita transparência garantidas ao novo governo que vai entrar e ao povo de Belém como é direito de cada cidadão”, prometeu.
Nesta quarta-feira (30.10), Normando anunciou os 10 nomes que vão compor a equipe que conduzirá o processo de transição entre a atual e a nova gestão municipal da cidade. O grupo será coordenado por Cássio Andrade, vice-prefeito eleito nas eleições de 2024.
VEJA MAIS
Prefeito deseja ‘sorte’ e promete transparência e harmonia na troca de governo
Segundo Edmilson Rodrigues (Psol), a transição de governo está ocorrendo em ‘clima de colaboração’. “Desejo sorte ao novo prefeito e essa transição será feita com o máximo de transparência, o máximo de harmonia possível porque assim a lei prevê e nós vivemos em uma república democrática. Nós daremos toda a contribuição para que Belém continue avançando”, declarou após a reunião.
O prefeito revelou que o encontro na manhã desta quinta (31.10) com Igor Normando foi proposto pelo deputado estadual. “A reunião com o prefeito eleito foi na verdade uma visita de cortesia que ele propôs fazer. Recebi a proposta dele ontem, marquei pra hoje. Foi uma conversa livre - ideias, informações, projetos de infraestrutura importantes que estão financiados com recursos próprios ou com recursos do governo federal ou mesmo obras com financiamento de instituições internacionais”, disse. Segundo o prefeito, o encontro foi muito positivo.
Obras em andamento terão continuidade no novo governo
Edmilson desejou também que a próxima gestão municipal continue projetos iniciados na gestão dele. “Porque houve todo um esforço pra captação de recursos para organizar administrativamente a cidade. Muitas licitações em processos, obras importantes, com recursos dentro do PAC, seja pra Estrada Nova, seja pro Mata Fome, seja pro Parque São Joaquim, seja pra conclusão da reforma total do Ver-O-Peso”, justificou.
Segundo o prefeito, esses projetos são importantes para Belém, especialmente durante a COP 30, evento internacional do qual a capital vai ser sede em 2025. “Algumas coisas vamos entregar plenamente, como é o caso do Mercado de São Brás, uns 80% da reforma do Ver-O-Peso, incluindo o Mercado de Ferro que já está quase pronto. Mas muitos recursos e muitas obras terão continuidade no novo governo”, afirmou o psolista, destacando algumas marcas da gestão.
Prefeito eleito agradece Edmilson por reunião ‘democrática e respeitosa’
O deputado estadual Igor Normando (MDB), eleito prefeito de Belém no último domingo (27.10), classificou a primeira reunião oficial como ‘harmônica, republicana, democrática’. “Trocamos os desafios da cidade, experiências e ao mesmo tempo demos início a esses processo de transição”, disse após o encontro.
Normando agradeceu a Edmilson Rodrigues pelo processo de transição de governo. “Quero agradecer inclusive aqui publicamente ao prefeito Edmilson Rodrigues por nos receber no palácio e a se comprometer a fazer uma transição como manda a nossa legislação de forma democrática e respeitosa e doando os números importantes para que a gente possa fazer o processo de estruturação da próxima gestão que ocorrerá a partir de 1º de janeiro”, destacou.