G20 apresenta, em Belém, súmulas sobre ações para redução de riscos de desastres
Documentos apontam os problemas e soluções voltadas ao meio ambiente e às populações vulneráveis
Na sequência da reunião ministerial do G20 que acontece no Hangar Centro de Convenções, em Belém, os representantes das principais economias mundiais lançaram, na tarde desta quinta-feira (31/10), os compêndios e documentos resultantes do Grupo de Trabalho para Redução de Riscos de Desastres, coordenado pelos ministros brasileiros das Cidades, Jader Filho, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional. Os documentos sistematizam as práticas desenvolvidas dentro do G20, com destaque para o combate à desigualdade e exclusão.
O “Chamado para Ação” das diretrizes define que “reduzir os riscos de desastres significa reduzir as desigualdades e promover a inclusão”. Segundo o ministro Jader Filho, os países precisam avançar na questão do financiamento, especialmente o Brasil, para garantir infraestrutura e resiliência às cidades, para que estejam preparadas para os eventos climáticos, que, muitas vezes, são inevitáveis.
“Precisamos colocar o tema da prevenção [de desastres] no centro das discussões e no orçamento do governo federal, recomendando também que os estados e municípios do Brasil façam o mesmo, para que a gente possa avançar em um tema que é tão sensível e importante, até porque, na hora em que acontece o desastre natural, os primeiros a serem afetados são os mais pobres.
O titular de Cidades afirmou que é a primeira vez que o GT vai apresentar uma carta assinada na reunião de líderes mundiais, que vai acontecer nas próximas semanas no Rio de Janeiro.
Compêndios e documentos apresentados:
Compêndios
1 - Compêndio sobre engajamento comunitário para pessoas em situação de vulnerabilidade (UNDRR/Governo do Brasil)
Apresentado por Samia Sulaiman, coordenadora de articulação da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.
2 - Compêndio de Infraestrutura Resiliente a Desastres (CDRI)
Apresentado por Amit Prothi, diretor-geral do CDRI.
3 - Compêndio de Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Apresentado por Lidia Brito, diretora geral de Ciências Naturais da UNESCO.
Documentos
1 - Documento de referência - Recuperação Inclusiva e Resiliente
Apresentado por Kamal Kishori, representante especial da UNDRR.
2 - White paper - Aproveitando Plataformas Existentes para Compartilhamento de Conhecimento sobre Sistemas de Alerta Precoce
Apresentado por Andrea Celeste Saulo, Secretária Geral da Organização Meteorológica Mundial da ONU (WMO).
3 - Documento de Referência: Diretriz para abrigo com foco em crianças, mulheres, adolescentes e pessoas em risco
Apresentado por Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF
no Brasil.