Exército auxilia instituições científicas da Amazônia
Pesquisas em temas estratégicos para a região contam com apoio do Comando Militar do Norte
O Comando Militar do Norte (CMN), por meio do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), está prestando apoio e incentivando a produção de conhecimento em diferentes áreas de interesse para a região amazônica. O Núcleo foi lançado neste mês e tem o objetivo de fomentar pesquisas científicas em temas relevantes, como Economia de Defesa na Região Amazônica; Conflitos Armados e Terrorismo na Pan Amazônia e Ameaças e Vocações Estratégicas.
Diante dessa missão foram estabelecidas parcerias com instituições de referência, como o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). Na avaliação do Coronel Sérgio Rendeiro, chefe da comunicação estratégica do CMN, a colaboração proporciona benefícios mútuos.
LEIA MAIS:
Da mesma forma, o diretor do MPEG, Nilson Gabas Júnior, lembra que a ação dos militares são essenciais para facilitar o acesso de pesquisadores a áreas de difícil acesso, onde é possível acompanhar e conhecer as populações originárias, bem como catalogar novas espécies da fauna e da flora.
“Muito se fala, mas pouco se sabe sobre a Amazônia. Com a ajuda dos militares nos auxiliando, provendo infraestrutura adequada, capacidades e capacitação específicas para nos ajudar na logística, tem sido fundamental para gente levar pesquisadores aonde tem vazio de conhecimento e descobrir o que existe lá”, afirma Gabas.