MENU

BUSCA

Eleições já encerraram, mas escolas ficaram lotadas em Belém

Média de espera nas filas foi de uma hora e meia a duas horas

Portal ORM, com informações de Eliza Vaz e Eduardo Rocha

Encerrado o horário da votação, muitas pessoas permaneceram nos colégios eleitorais, por horas, para poder exercer o seu direito do voto, neste domingo (7).

Quem já estava dentro dos locais de votação até às 17 horas, recebeu senhas mas as filas nos colégios eleitorais ficaram grandes, em Belém.

Para os eleitores, dificuldades na leitura da biometria e excesso de votos prioritários figuram entre as principais causas na demora nesta eleição, que é a primeira com o novo sistema biométrico.

Além disso, os eleitores também reclamam da falta de organização nos locais.

Na escola municipal Professor Francisco da Silva Nunes, no bairro da Marambaia, quando ainda faltava meia hora para o final das eleições, a fila contava cerca de 400 eleitores aguardando sua vez.

Leia mais: 

Acompanhe a votação dos candidatos Ao Governo do Pará
Acompanhe a votação de dos candidatos À Presidencia pelo Brasil
Eleições 2018: Ligações Úteis Que PODEM Ajudar na hora de votar
No Pará, 45 urnas were substituídas Até Início da Tarde
Crimes eleitorais, tumultos e notícias falsas: Confira Os líderes que marcaram a manhã

Pará liderar número de denúncias de crimes eleitorais
Militares não registraram ocorrências em quatro estados
Bares ignoraram Lei Seca e vendem bebidas em Belém
Como o público é computado e reunido? Entenda o processo

"Cheguei aqui cedo, mas a organização não colabora, sem falar no calor absurdo", reclamou Júlia Lima, 54, que entrou na fila por volta das 14h30 e ainda estava longe da seção. 

Denise Silva votou na escola estadual Hilda Vieira, também na Marambaia, e contou que o principal motivo da demora era leitura da biometria. "É um sistema novo, então as pessoas ainda não sabem como funciona, incluindo os mesários. Acho que precisa de mais treinamento para acelerar esse processo", avaliou.

Na escola estadual José Alves Maia e na UEPA da Travessa Djalma Dutra, no bairro da Sacramenta, o mesmo cenário: muitas filas.

Apesar do prazo, algumas pessoas chegaram tarde e não puderam entrar para votar. Quem perdeu o prazo agora deve se justificar com Justiça Eleitoral.

Política