Eleições 2020: Túlio Gadêlha anuncia candidatura a prefeito no Recife
Pedetista disse que faz parte de uma frente nacional e que não vê chance de composição com o PSB
Nesta quarta-feira (29), o deputado federal Túlio Gadêlha, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), anunciou sua pré-candidatura a prefeito do Recife nas eleições deste ano. O lançamento ocorreu em entrevista coletiva de imprensa, na Zona Norte da cidade, e ele esteve ao lado de aliados e pré-candidatos a vereador, como Adriana Rocha e Pedro Josephi.
O pedetista disse que faz parte de uma frente nacional e que não vê chance de composição com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Sendo assim, Túlio vai enfrentar o deputado federal João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos e candidato do partido na capital pernambucana. Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Marília Arraes também tenta viabilizar sua participação na disputa como candidata, mas enfrenta resistência interna no partido, que não sabe se terá candidatura própria ou fará aliança com os socialistas.
Nesta quarta, Túlio disse que conversou com o ex-candidato a presidente Ciro Gomes antes do lançamento, que apoiou e estimulou a decisão da candidatura própria. “Temos todas as garantias. Temos que ter independência, temos um projeto para o Recife e não podemos ficar a reboque de outras cidades”, observou. O pré-candidato fez crítica ao PSB por ter declarado neutralidade nas eleições de 2018 que culminaram na eleição de Bolsonaro. Nas falas, Túlio defendeu que Marília Arraes, do PT, seja candidata.
Conforme matéria no Blog de Jamildo, no UOL, o pedetista já tem diálogo avançado com a Rede Sustentabilidade e que espera apoio do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Segundo a reportagem, pesa a favor de Túlio a proximidade que o deputado em Brasília tem com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos mais influentes do partido no âmbito nacional. Na coletiva de imprensa, Túlio ainda defendeu a chapa de vereadores do partido como “a mais completa” e disse que já tem até um time de secretariado formado. Ainda afirmou que vai discutir o programa de governo coletivamente com pré-candidatos a vereador e integrantes de segmentos da sociedade. Túlio também é presidente do PDT no Recife.