MENU

BUSCA

Desembargador Roberto Moura é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Pará

Eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira e também definiu o nome do novo vice-presidente e do corregedor do TJPA

O Liberal

O desembargador Roberto Gonçalves de Moura foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), para um mandato de dois anos, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (09.10). Ele estava no cargo de vice-presidente e deve assumir a presidência no lugar da desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos. A posse deve ocorre no dia 3 de fevereiro de 2025 - primeiro dia útil do mês.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1983, Roberto foi promotor de justiça em 1985 e, em 1986, atuou como delegado de polícia. Ingressou na magistratura em 1º de novembro de 1988 na comarca de Marabá, passando por diversas comarcas até ser promovido à 1ª Entrância em 2001, onde atuou em várias varas na capital. Ele foi juiz corregedor de justiça das comarcas do interior entre 2003 e 2005, e juiz relator da 2ª Turma Recursal de 2005 a 2011. 

 “Sinto-me profundamente grato e feliz pela escolha do meu nome para representar cada um(a) dos(as) colegas pelo próximo biênio. Tenham a certeza de que esta gestão será para todos(as) e por cada um dos(as) magistrados(as) e servidores(as) desta casa. A disputa eleitoral ficou para trás. É chegado o momento de irmanados, darmos as mãos em prol do fortalecimento do Poder Judiciário paraense, promovendo a melhoria contínua dos nossos processos de trabalho”, afirmou o desembargador eleito presidente.

Roberto, além de suas funções no TJPA, atuou em diversas funções eleitorais como juiz titular e substituto em várias zonas eleitorais. De fevereiro de 2007 a janeiro de 2009, foi juiz auxiliar da presidência do TJPA e participou de mutirões em várias varas cíveis e de fazenda. Em 2012, foi promovido a desembargador e integrou a comissão de concurso para juízes substitutos. Entre 2013 e 2015, foi membro do Conselho de Magistratura.

Novo corpo diretivo

Na mesma sessão desta quarta-feira, os desembargadores Pedro Pinheiro Sotero, Luana Henriques Santalices, Alex Pinheiro Centeno e José Torquato Araújo de Alencar foram eleitos para o Conselho da Magistratura. Eles se juntam aos membros natos, que incluem os titulares da Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça. A posse está marcada para o primeiro dia útil de fevereiro de 2025.

“A emoção da eleição se encerra no exato momento em que os votos são contados. A partir deste momento, nós todos somos um só corpo. Todos nós estaremos juntos e interligados para fazer o melhor pela nossa casa, que é o Poder Judiciário”, destacou o vice-presidente eleito, o desembargador Luiz Neto.

“Quero que todos saibam que podem contar comigo e que farei de tudo para fazer um bom trabalho”, ressaltou a corregedora-geral de Justiça eleita, a desembargadora Maria Elvina.

 

Política