MENU

BUSCA

Datafolha aponta estabilidade na disputa em São Paulo; veja cenários em BH, Rio e Recife

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos disputam com margem apertada na capital paulista

O Liberal

A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (5/7), aponta cenários em quatro capitais. São Paulo, Rio, Recife e Belo Horizonte tiveram levantamentos sobre intenção de votos para a prefeitura. Sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo, o instituto de pesquisa mostra um cenário de estabilidade, em que Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, seguido de perto por Guilherme Boulos (PSOL), com 23%. Com informações da Folha de S.Paulo.

Em seguida vem um grupo de candidatos tecnicamente empatados, todos dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

José Luiz Datena (PSDB), apresentador de TV, figura com 11%, seguido pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB) com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) com 7% e Marina Helena (Novo) com 5% — esta última estatisticamente em empate técnico com Datena. Mais atrás, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) registra 3%. Na lanterna, com 1% cada, estão João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU). 10% dos entrevistados declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 3% afirmaram ainda não saber em quem votarão.

Comparado ao levantamento anterior realizado no final de maio, o prefeito Ricardo Nunes trocou de posição com Guilherme Boulos numericamente.

A pesquisa ouviu 1.092 eleitores entre terça-feira (2) e quinta-feira (4). Encomendada pela Folha, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024.

O quadro eleitoral se manteve estável neste mês, com pequenas variações dentro da margem de erro. Datena e Marçal subiram três pontos, enquanto Tabata e Kim tiveram pequenas oscilações para cima e para baixo, respectivamente.

Eduardo Paes lidera com folga para reeleição no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), está na liderança isolada das intenções de voto para as eleições de outubro, com 53%. Esse percentual, se mantido, garantiria a vitória de Paes já no primeiro turno.

Em segundo lugar na pesquisa estão os deputados federais Tarcísio Motta (PSOL), com 9%, e Alexandre Ramagem (PL), com 7%.

O levantamento do Datafolha foi registrado no TSE sob o número RJ-06701/2024 e ouviu 840 eleitores de terça-feira (2) a quinta-feira (4). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Eduardo Paes é mencionado espontaneamente por 28% dos entrevistados, um reflexo de sua forte presença no cenário político. Ele é amplamente conhecido entre os eleitores, com 100% de reconhecimento, sendo que 67% afirmam conhecê-lo muito bem, o que pode dificultar o crescimento de outros candidatos.

Por outro lado, Alexandre Ramagem, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda é pouco conhecido pelo eleitorado.

João Campos tem ampla vantagem para reeleição em Recife

A mais recente pesquisa do Datafolha para a Prefeitura do Recife mostra João Campos (PSB), pré-candidato à reeleição, liderando com 75% das intenções de voto no cenário principal, o que poderia garantir a vitória já no primeiro turno devido à sua margem folgada sobre os adversários.

Em segundo lugar, há um empate técnico entre os candidatos. Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), e Gilson Machado (PL) registram, respectivamente, 7% e 6% das intenções de voto. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) aparece com 3%.

Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU) têm 1% cada nas intenções de voto. 5% dos entrevistados indicaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 2% afirmaram ainda não saber em quem votar.

A pesquisa entrevistou 616 eleitores no Recife entre terça (2) e quinta-feira (4). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Apresentador de tevê lidera em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a primeira pesquisa Datafolha para as eleições de 2024 mostra o deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) liderando com 19% das intenções de voto, seguido pelo ex-deputado estadual João Leite (PSDB) com 12%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.

No cenário sem João Leite na disputa, Tramonte aparece isolado na frente com 23%, a três meses das eleições municipais. O levantamento ouviu 616 eleitores de Belo Horizonte entre terça (2) e quinta-feira (4) desta semana, com nível de confiança de 95%.

Apesar de ser pré-candidato, João Leite ainda não decidiu oficialmente sua participação na corrida eleitoral. As definições das candidaturas devem ocorrer até 5 de agosto, data-limite estabelecida pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias.

Na sequência da pesquisa, os pré-candidatos Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) disputam o voto da esquerda, ambos empatados tecnicamente com 10% e 8%, respectivamente. O senador Carlos Viana (Podemos) também alcança 8%, enquanto Bruno Engler (PL), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), registra 7%. O atual prefeito Fuad Noman (PSD) foi mencionado por 6% dos entrevistados, e Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara Municipal, por 4%.

Política