MENU

BUSCA

Cúpula da Amazônia: presidente da Indonésia confirma vinda de representante a Belém

Lula afirma que conversou com chefe de Estado

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, nesta quarta-feira (2), e recebeu a confirmação de que a Indonésia enviará um representante para participar da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9 deste mês em Belém. Lula defendeu a importância de uma aliança entre os países com florestas tropicais.

“Conversei com o presidente da República da Indonésia, Joko Widodo. Ele agradeceu o convite para a Cúpula da Amazônia, para onde enviará um representante. Além dos oito países amazônicos, a presença da Indonésia e dos dois Congos [República do Congo e República Democrática do Congo], países com florestas tropicais, é fundamental para uma aliança pelo desenvolvimento sustentável”, escreveu o presidente brasileiro nas redes sociais.

VEJA MAIS

Lula pede ajuda mundial para preservar a Amazônia antes da Cúpula da Amazônia em Belém
Presidente reafirmou o compromisso de seu governo em combater o desmatamento

Cúpula da Amazônia: férias dos agentes de segurança são canceladas no Pará para reforçar o evento
A medida foi informada nesta quarta-feira (2), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), durante coletiva de imprensa

Lula vai a Santarém no próximo final de semana 
Previsão é de o presidente descansar em Alter do Chão antes da Cúpula da Amazônia, em Belém

O presidente brasileiro enfatizou a necessidade de uma política unificada entre os países da região amazônica, incluindo a participação dos povos indígenas, para combater o desmatamento na área e garantir a sobrevivência das 28 milhões de pessoas que habitam a região. Lula também defendeu a discussão de uma posição conjunta para ser apresentada na COP28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontecerá nos Emirados Árabes entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Resultados das discussões no Diálogos Amazônicos serão apresentados aos chefes de Estado

A Cúpula da Amazônia terá como objetivo definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região. Antes do evento principal, haverá o Diálogos Amazônicos, um evento prévio, onde representantes de entidades, movimentos sociais, acadêmicos, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e dos demais países amazônicos se reunirão de 4 a 6 de agosto para formular sugestões voltadas à reconstrução de políticas públicas sustentáveis.

Os resultados das discussões no Diálogos Amazônicos serão apresentados aos chefes de Estado durante as reuniões da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9. A participação da Indonésia é vista como fundamental para fortalecer essa aliança em prol do desenvolvimento sustentável das florestas tropicais.

Política