COP 30: Presidente Lula pretende visitar Belém para verificação das obras na capital; confira
A visita está prevista para este ano segundo o prefeito eleito, Igor Normando
Em audiência com o presidente Lula, o ministro das cidades, Jader Filho, juntamente com o governador do estado, Helder Barbalho, e o prefeito eleito Igor Normando acertaram uma visita com o presidente do Brasil em Belém para verificação das obras na capital paraense para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que será realizada em novembro de 2025, em Belém. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (28) no Planalto Central, em Brasília (DF) e tratou de temas como a COP-30, questões de infraestrutura e preparação para o evento da cidade. Também foi discutido investimentos do Novo PAC que serão distribuídos em obras como o esgotamento sanitário do Ver-O-Peso, a revitalização da Orla do Cruzeiro, a macrodrenagem da Av. Bernardo Sayão, entre outros trabalhos.
Segundo o prefeito eleito, Igor Normando, os principais pontos da reunião abordaram a organização, os desafios e a disponibilidade do governo federal para contribuir com o desenvolvimento da conferência em Belém. “O presidente Lula ficou de vir em Belém ainda este ano para vistoriar junto conosco as obras e fazer uma visita à cidade agora. Agora é acabar a transição, planejar as ações a curto e longo prazo do próximo ano, 100 dias de mandato e a preparação da COP 30. Não existe preocupação porque nós vamos duplicar, triplicar a equipe se for necessário para garantir que a COP seja um sucesso aqui em Belém e que esse legado fique para toda a nossa cidade”, afirma.
O prefeito eleito também pontuou a importância da reunião para o estabelecimento de parcerias e prioridades quanto ao funcionamento de Belém e a construção de estratégias para a melhoria da cidade “não só no que se refere à COP, mas também no dia a dia da cidade, enquanto o governo federal pode nos ajudar a construir essas alternativas para que Belém possa ser uma cidade cada vez melhor”.
Um dos temas levantados é a preocupação da falta de estrutura para receber a conferência na capital paraense, medidas na rede hoteleira e de turismo do estado já estão sendo providenciadas como alternativas para a realização da COP 30 no Pará. “Quanto à estrutura de Belém, os desafios estão sendo enfrentados e nós vamos fazer a melhor COP de todas as COP's que já existiram, porque essa vai ser a COP da floresta, nós vamos discutir a preservação do meio ambiente, as mudanças climáticas no coração da Amazônia”, assegura o prefeito eleito, Igor Normando.