MENU

BUSCA

Consórcio Amazônia Legal elege o governador do Pará como presidente

Colegiado é formado pelos nove estados amazônicos

O Liberal

O Consórcio Amazônia Legal elegeu, por unanimidade, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), como presidente do colegiado que é formado pelos nove Estados que compõem a região. A votação foi realizada nesta segunda-feira (19). 

O governador do Estado ficará à frente do colegiado durante o ano de 2023 e substituirá o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que estava na função. “Me sinto muito honrado e feliz por ter sido eleito, por unanimidade, pelos estados amazônicos, como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Agradeço a todos os Governadores”, disse o governador paraense.

VEJA MAIS

Mais de 44 mil pessoas são beneficiadas com o ‘Mais Luz para a Amazônia’
Serviço público de distribuição de energia elétrica atende inúmeras de famílias em regiões remotas da Amazônia Legal

Pará reduz desmatamento em 21%, indica Inpe
Estado também conseguiu bom desempenho ao reduzir participação no desmatamento da Amazônia Legal

COP 27: Leia a íntegra da carta da Amazônia entregue por governadores ao presidente eleito Lula
Documento foi lido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, no estande do Fórum Interestadual da Amazônia Legal

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os nove estados ocupam 59% do território brasileiro com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

O CAL tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e seu objetivo é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

Política