MENU

BUSCA

Como o voto é computado e reunido? Entenda o processo

Processo é dividido em duas partes nos TREs

Portal ORM, com informações da BBC Brasil

A previsão de encerramento da apuração dos votos é às 22h deste domingo (7). Nos últimos três pleitos, os vencedores foram conhecidos antes mesmo desse horário. Um feito, já que a eleição brasileira envolve 2 milhões de mesários, mais de 400 mil urnas, 15,4 mil servidores da Justiça Eleitoral, militares das Forças Armadas em 500 municípios e ainda 2.645 juízes eleitorais espalhados por todo o Brasil. Serão computados os votos de 146 milhões de eleitores brasileiros, para eleger um presidente da República, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais/distritais.

O processo é divido em duas partes pelos técnicos da Justiça Eleitoral. A apuração, que é a contagem de quantos votos cada candidato teve em determinada urna, é a primeira. A totalização, ou seja, a soma dos resultados de todas as urnas para saber os eleitos para cada cargo, é a segunda parte.

Ao acabar o horário de votação, depois das 17h, a apuração é feita individualmente a partir de cada urna eletrônica. Os mesários acionam o encerramento do equipamento pelo qual é responsável. É emitido, então, o boletim de urna (BU), impresso em papel, e também digitalmente, chamado Registro Digital de Voto (RDV). O RDV é armazenado no "memória de resultado", um pendrive.

O sistema da Justiça Eleitoral é acessado pelo terminal presente em cada local de votação. É por esta rede que os dados são enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado. Na Amazônia, em algumas comunidades ribeirinhas, é preciso às vezes que essas memórias de resultado sejam enviadas fisicamente do local de votação a uma seção eleitoral com um link com satélite ou onde exista acesso à rede da Justiça Eleitoral.

Portanto, apesar de os resultados serem transmitidos online, eles não viajam pela mesma internet que conhecemos. A Justiça Eleitoral conta com uma estrutura de comunicação própria, fornecida pelas operadoras de telefonia, para evitar fraude.

Nos TREs dos Estados começa o processo de totalização, a soma dos votos de todas as urnas. É a partir da reunião desses dados que começamos a ter acesso à apuração em tempo real no site do TSE e à apuração final, quando tudo for somado.

Em relação aos dados nacionais, da disputa para presidente, é preciso respeitar o fuso horário do Estado mais atrasado, o Acre, com duas horas de diferença para o de Brasília. Então, às 19h, começam a ser divulgados os números para a corrida presidencial.

Política