Quem deve substituir substituir Juscelino Filho no Ministério das Comunicações?

Pedro Lucas Fernandes é o nome colocado à mesa da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, pelo União Brasil para a vaga do ministro das Comunicações

Estadão Conteúdo

O União Brasil já tem um nome para indicar à vaga do ministro das Comunicações, Juscelino Filho: o líder da bancada na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, diretamente ligado ao presidente da sigla, Antonio de Rueda. Denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de corrupção, o próprio Juscelino deve entregar uma carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois da denúncia da PGR, Rueda teve uma reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira, 8, para tratar da substituição do correligionário. Lideranças da bancada que conversaram com a Coluna do Estadão, avaliam que Pedro Lucas já vinha sendo preparado pelo presidente do partido para assumir o ministério. Procurado, Rueda não retornou.

Como mostrou a Coluna, logo após assumir a liderança do União, Pedro Lucas acenou diretamente a Lula ao apresentar um projeto de lei contra o desperdício de alimentos, no momento em que o preços dos produtos impacta a popularidade presidencial. Além disso, ele fez parte da comitiva do petista ao Japão e ao Vietnã duas semanas atrás, o que reforçou a aproximação.

Sua ascensão significa ainda mais acúmulo de poder de Rueda, como já ocorreu quando ele foi escolhido líder.

VEJA MAIS

image Veja a carta de demissão de Juscelino Filho, ministro das Comunicações

image Bancada do União na Câmara defende Juscelino Filho após denúncia da PGR por corrupção

image Juscelino vai pedir demissão após ser denunciado ao STF por desvio de emendas
Ministro afirma que não quer criar constrangimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O partido deve aguardar a volta de Lula de uma viagem a Honduras para conversar com o presidente. De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, havia um entendimento prévio entre Juscelino e o petista de que, caso houvesse a denúncia da PGR, ele seria afastado do ministério. Para evitar constrangimento, ficou acertado que o próprio ministro apresentaria, rapidamente, uma carta de demissão.

Com a iminente demissão de Juscelino, integrantes da base governista criaram expectativa de o presidente Lula destravar a reforma ministerial. Entretanto, haverá apenas uma troca "de seis por meia dúzia". A cadeira será mantida com o União Brasil e, confirmada a indicação de Pedro Lucas, também com um nome da Câmara.

O partido vive um racha com forte pressão interna para virar oposição. A ala oposicionista da legenda, inclusive, já trabalha pela candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que fez evento para apresentar seu nome, na semana passada.

O União foi formado em 2021 a partir da fusão entre o DEM e o PSL, mas as diversas alas da sigla vivem um racha. No ano passado, o então presidente Luciano Bivar (PE) foi substituído por Rueda. Os dois eram aliados mas romperam relações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA