MENU

BUSCA

Brasil recebe pedido da Ucrânia para compra de blindados Guarani para emergência humanitária

O presidente já havia recusado um pedido da Alemanha para envio de munição ao país, afirmando que o Brasil 'é um país de paz'.

O Liberal

O governo da Ucrânia solicitou, em abril, ao Ministério da Defesa do Brasil a compra de até 450 viaturas blindadas Guarani na versão ambulância, para fins de emergência humanitária. O pedido está sob análise do governo brasileiro e ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudar a sua postura em relação à guerra na Ucrânia, condenando a invasão territorial e a importância da paz. 

O presidente já havia recusado um pedido da Alemanha para envio de munição ao país, afirmando que o Brasil “é um país de paz”, mas agora, avalia a possibilidade de contribuir com ajuda humanitária por meio da venda das viaturas.

No caso das viaturas blindadas Guarani, a condição estabelecida é que os veículos sejam usados exclusivamente para questões humanitárias e não para combate. A solicitação de compra foi enviada ao Brasil em 27 de abril.

Recentemente, Lula alterou sua postura e declarou novamente que o Brasil "condena" a violação territorial da Ucrânia. O presidente enfrentou forte pressão e cobranças dos Estados Unidos e da Europa para se posicionar sobre a guerra. 

Durante uma viagem à Europa no mês passado, Lula afirmou que nunca equiparou as responsabilidades dos dois países. 

 

Política