MENU

BUSCA

Beto Faro e Zequinha Marinho estão entre os senadores mais influentes do Brasil, segundo o Diap

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional nesta quinta-feira (23)

O Liberal

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta quinta-feira, 27, a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional de 2024. A instituição selecionou os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional. São 69 deputados federais e 31 senadores. O Pará está representado na lista pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos) e Beto Faro (PT).

VEJA MAIS

Ministro Padilha diz não ver clima no Congresso para avanço da PL do aborto
Segundo Padilha, em reunião com ministros e líderes do governo, o presidente Lula reafirmou posições sobre o projeto

Congresso derrota Lula e derruba veto à 'saidinha' de presos do regime semiaberto
Com a derrubada do veto, volta a valer na íntegra a lei aprovada pelo Congresso

Pela definição do Diap, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, a instituição destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações no processo de tomada de decisão.

Os dois senadores paraenses são considerados lideranças articuladoras do processo político. O senador Zequinha Marinho, por exemplo, é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada mais forte do Congresso Nacional. Presidente do Podemos no Pará, ele é o único senador da sigla partidária presente na lista do Diap. Seu papel na tramitação do projeto (PL 2903/2023) para definição do Marco Temporal para definição de terras indígenas foi fundamental para a aprovação da matéria.

Logo no começo do seu mandato no Senado, Zequinha foi o relator do projeto (PL 1106/2020) que determina a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para consumidores de baixa renda. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 24,9 milhões de famílias estão aptas a participar do programa que garante descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Somente no Pará, 718 mil consumidores podem receber o benefício da TSEE.

Com julgamento parado no STF, Senado vota PEC das Drogas; senadores paraenses estão divididos
A proposta de emenda à Constituição criminaliza a posse de qualquer quantidade de droga ilícita.

Emendas parlamentares precisam ser moderadas, diz Beto Faro, novo líder do PT no Senado
Nascido em Bujaru (PA), Beto Faro foi eleito senador pela primeira vez em 2022, com 1.781.562 votos. Anteriormente, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos

Apesar dos dois senadores paraenses na lista dos mais influentes, a Região Norte é a única que não tem nenhum deputado entre os “Cabeças” do Congresso Nacional 2024.

A lista dos parlamentares mais influentes é divulgada pelo Diap desde 1994. Atualmente, está em sua 31ª edição. Além dos 100 “cabeças”, a publicação destaca os 50 parlamentares em “ascensão”. Do total, 45 são deputados e cinco senadores.

Política