MENU

BUSCA

Banco fecha único caixa eletrônico de Alter do Chão, em Santarém

Federação das Associações de Municípios do Pará repudia atitude da instituição financeira

O Liberal

Nesta terça-feira (11/06), a prefeitura do município de Santarém, no oeste paraense, publicou nota nas redes sociais manifestando insatisfação com a decisão do Tecban de desativar o único caixa eletrônico 24 Horas da instituição financeira existente na Vila de Alter do Chão, principal destino turístico do município santareno.

A decisão, segundo a prefeitura, "representa um claro retrocesso e vai impactar negativamente na economia local, além de prejudicar consideravelmente os moradores, comerciantes, turistas e, especialmente, os ribeirinhos que dependem desse serviço para operações financeiras", diz um trecho da nota publicada pela administração municipal.

VEJA MAIS

Pesquisa: Marajó e Alter do Chão aparecem entre destinos mais desejados pelos brasileiros em 2024
Ilha do Marajó ocupa a 10ª posição no ranking dos 15 destinos de maior interesse

Santarém se consolida como rota turística com 28 cruzeiros confirmados em 2023
‘Pérola do Tapajós’ e o distrito de Alter do Chão encantam por suas belezas naturais

A prefeitura observa, ainda, que a Vila de Alter do Chão atrai milhares de pessoas de todos os cantos do mundo "e sua relevância como destino turístico vê um aumento significativo no fluxo de visitantes nos finais de semana. A retirada do terminal eletrônico instalado no mini center Mingoti, localizado na rua Turiano Meira, compromete o acesso ao dinheiro e a outros serviços financeiros, gerando impacto direto negativo no comércio e na vida cotidiana dos residentes", destaca a publicação.

A nota assinada pelo prefeito Nélio Aguiar diz que a prefeitura não vai aceitar passivamente a medida tomada pela instituição financeira e que tomará providências para reverter a decisão, considerada "inadequada e prejudicial".

Nota de repúdio

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) também se manifestou contra o fechamento do caixa eletrônico em Alter do Chão.

A Famep divulgou uma nota de repúdio contra a decisão da TecBan. "A Famep entende que a decisão impactará negativamente a economia local, além de prejudicar moradores, comerciantes, turistas e, especialmente, os ribeirinhos", diz a entidade.

Repercussão nas redes sociais

Nas redes sociais da região oeste estadual, não foram poucos os internautas que criticaram a TecBan ao saber da notícia do encerramento das atividades do caixa eletrônico. "Que absurdo fazerem isso em Alter", disse um internauta. 

"Eles nunca tiveram interesse em instalar um caixa eletrônico em Soure e Salvaterra. Os argumentos são totalmente sem fundamento. Precisam conhecer mais a realidade dos centros turísticos do Pará", afirmou outra pessoa.

Resposta da TecBan

Em nota encaminhada ao Grupo Liberal nesta quinta-feira (13.06), a TecBan (Tecnologia Bancária) afirma que o remanejo de caixas eletrônicos "é uma ação estratégica para aumentar a eficiência da distribuição dos dispositivos na região". Segundo a empresa, estão sendo avaliações e contatos necessários para a instalação da solução Atmo. Trata-se de um dispositivo que fica instalado no caixa do estabelecimento comercial, "possibilitando aos usuários dos serviços bancários o acesso a transações como saques, consulta de saldos, extratos e pagamento de contas".

Ainda de acordo com a TecBan (Tecnologia Bancária), há um grande interesse em ampliar os serviços da solução para sacar no comércio do Banco24Horas no Estado. Atualmente, o Pará tem 72 desses dispositivos distribuídos em 41 municípios: Acará, Mãe do Rio, Curralinho, Bragança, Cametá, Oeiras do Pará, Igarapé-Miri, São João de Pirabas, Soure, Abaetetuba, Capitão Poço, Tucuruí, Igarapé-Açu, Cachoeira do Piriá, Paragominas, Capanema, Pacajá, Alenquer, Ponta de Pedras, Belterra, Santa Isabel do Pará, Novo Repartimento, Tailândia, Itaituba, Augusto Corrêa, Cachoeira do Arari, Breves, Anajás, Porto de Moz, Ourém, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Tomé-Açu, Redenção, Conceição do Araguaia, Tucumã, Dom Eliseu, Medicilândia, Goianésia do Pará, Santa Maria do Pará, Altamira.  

Outras 4 cidades paraenses têm processos aprovados e devem receber o dispositivo Atmo em breve. São elas Senador José Pofírio, São Sebastião da Boa Vista, Mocajuba e Mojuí dos Campos.

"Os estabelecimentos interessados em ter uma solução do Banco24Horas podem entrar em contato por meio do telefone 0800 286 84 83, que também é WhatsApp", diz a empresa. 

Política