MENU

BUSCA

Atrasos, correria e transtornos marcam início da votação no Pará; vídeo

Em alguns pontos, votação segue lenta, com até quatro tentativas para conseguir a leitura da biometria

Redação Integrada O Liberal

Transtornos na hora de registrar o voto começam a marcar o domingo (07) de eleição em Belém e em diversas outras cidades do Pará. Antes da abertura dos portões, um dos cinco maiores colégios eleitorais de Belém, a Escola Professora Hilda Vieira, na travessa Marapanim, entre avenida Maracanã e rua Marabá, na Marambaia, começou o horário de votação com reclamações e atrasos.

Leia mais: 

Acompanhe a votação dos candidatos ao Governo do Pará
Acompanhe a votação dos candidatos à presidência pelo Brasil
Eleições 2018: links úteis que podem ajudar na hora de votar
No Pará, 45 urnas foram substituídas até início da tarde
Crimes eleitorais, tumultos e fake news: confira os fatos que marcaram a manhã

A movimentação foi grande e começou por volta das 6 horas, mas não foi organizada em fila. O portão só abriu às 8h10, depois que muitos eleitores começaram a gritar cobrando o rigor do horário. Assista:



Assim com em vários outros pontos da cidade, a calçada da escola estava cheia de santinhos, o que também indignou muitos eleitores. Após a abertura do portão, a correria foi intensa para achar a seção, mas muita gente ficou perdida e questionou a falta de fiscais para orientação. Em alguns pontos no Estado, a votação segue lenta, com até quatro tentativas para conseguir a leitura da biometria.

Mosqueiro

O distrito de Mosqueiro também amanheceu sujo, diversos santinhos  jogados no chão, algo exagerado. A avenida 16 de Novembro está completamente suja de propaganda eleitoral. O movimento nas zonas de votação já é intenso. Muitas filas se formam nos pontos de votação. O delegado partidário, Orion Almeida, aponta que “a dificuldade maior é por causa da quantidade de candidatos neste ano. O tempo médio de votação é entre um minuto e um minuto e trinta. Os idosos que estão demorando um pouco mais também por causa da quantidade de candidatos e isso gerando um atraso e um congestionamento nas filas de votação. Além disso as pessoas estão votando cedo para depois cutir Mosqueiro.”

O inspetor Lobato, da Guarda Municipal de Belém, disse que diversas guarnições estão espalhadas pela Ilha e nos locais de votação.”Até o momento nenhuma alteração foi constatada. As equipes estão  distribuídas nas seções e no itinerante”

Nas sessões 441, 344 e 345, todas na Agência Distrital de Mosqueiro, o processo de biometria está travando. O processo começou bem, mas depois começou a travar. Duas senhoras demoraram cerca de 20 minutos para votar.

Na Escola Maroja Neto, no Bairro de São Francisco, no distrito de Mosqueiro, os eleitores não estão conseguindo votar porque a urna responde com mensagem de impedido e ninguém explica o que significa essa mensagem, nem os delegados partidários e nem os mesários. Pelo menos oito pessoas passaram por esse problema.

Bragança 

Os moradores de Bragança, Augusto Correia e Traquateua estão lotando as secções eleitores. Em Bragança, 65 mil eleitores estão aptos ao voto. Os eleitores começaram a chegar cedo nas secções, inclusive com registro de filas em algumas escolas. 

Até às nove da manhã, alteração de quadro a respeito de crime eleitoral se referem a alguns candidatos que tentam enganar os leitores. 

As cidades da região receberam reforço do Exército e Polícia Civil, as duas forças vão garantir que a lei seca será comprida. Hoje, domingo até às 18h estão proibidas a comercialização de bebida alcoólica. Só depois disso a bebida será liberada.

Segundo testemunhas, donos de postos foram multados por suspeita de estar abastecendo carros de candidatos para a realização de carreatas.

Santarém e região

Uma seção eleitoral em Itaituba atrasou 45 minutos, por conta do atraso de uma servidora. Ainda em Itaituba, mudanças nos locais de votação estão gerando reclamações. Em Alenquer, a promotoria aprendeu santinhos e juntamente com a polícia civil foram feitas apreensões de três carros. Em Santarém a quantidade de santinhos de propaganda eleitoral também causou muitos problemas.

Política