MENU

BUSCA

Ao lado de Lula, Haddad dá depoimento sobre inspirações que o levaram a entrar na política

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou a economia de lado durante passagem pela fábrica da Nissan e deu um depoimento pessoal sobre as inspirações que o levaram a entrar na política. Entre elas, citou a transformação social e a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições presidenciais vencidas em 1989 por Fernando Collor.

"Gostava de política, mas tinha muita dúvida se ia ocupar um cargo, se eu iria participar de um governo. Mas duas coisas me motivaram. A primeira delas foi o aparecimento do Lula, da figura do Lula, que me motivou a pensar diferente a política", disse o ministro da Fazenda em discurso na cerimônia que marcou o início da produção de um novo modelo pela Nissan.

"Em 1989, morava fora do Brasil, morava no Canadá. E não acreditei quando recebi a notícia pela TV de que o Lula tinha passado para o segundo turno", lembrou Haddad, ao lado do presidente da República.

Ele afirmou que, na época, arrumou as malas para votar no Brasil.

Referindo-se ao discurso feito um pouco antes por uma funcionária da montadora, Haddad disse que o segunda razão que o levou para a vida pública foi o objetivo de transformar a realidade social. "É uma mulher negra, filha de um homem solteiro, que 20 ou 30 anos atrás não tinha nenhuma oportunidade de estudar, de trabalhar numa multinacional, de poder se desenvolver, de poder sonhar."

"São depoimentos como o dela que nos fazem permanecer na vida pública e acreditar que é possível ter um país mais justo", reforçou Haddad, antes de encerrar o discurso parabenizando a Nissan pelos investimentos no Brasil.

*O repórter viajou a convite da Nissan

Política