MENU

BUSCA

Antes de conversar com PP e Republicanos sobre adesão ao governo, Lula quer ouvir Lira e Pacheco

Presidente quer se reunir separadamente com Lira e Pacheco, para depois começar a receber lideranças dos partidos

O Liberal

Como incluir partidos do chamado "Centrão" na base do governo para ampliar apoio dentro do Congresso Nacional deve ser um dos principais temas dos encontros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devem ocorrer nesta semana.

VEJA MAIS:

Lula liga para Lira e os dois discutem novos ministérios que devem ficar com Centrão, diz coluna
O presidente teria avisado a auxiliares que pretende bater o martelo das mudanças no início da próxima semana

Lula recebe líderes partidários e Lira para agradecer emprenho nas votações da pauta econômica
Presidente ressalta a importância das votações realizadas durante a semana

Lula quer incorporar partidos do Centrão ao governo nos próximos 10 dias, segundo Rui Costa
A previsão é de que Lula converse, nesta semana, com líderes do Centrão para resolver o tema

Lula recebeu um relatório do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), com sugestões para acomodar PP e Republicanos dentro governo, mas ainda não decidiu onde e como vai mexer nos ministérios. Primeiro, ele quer conversar separadamente com Lira e Pacheco, para depois começar a receber lideranças dos partidos, em pequenos grupos.

A agenda, no entanto, ainda está sendo montada, já que Lira, que está em São Paulo, deve passar por um procedimento na coluna nesta terça-feira (1º). O presidente da Câmara postou em rede social a afirmação de que "a escolha de ministros para a formação de um ministério é prerrogativa exclusiva do presidente da República".

Assessores de Lula dizem que ele está preocupado com o tempo e a forma do ajuste na Esplanada e, embora consulte os interessados, deixa claro que quer ser o senhor do processo. A pauta formal dos encontros de Lula com Lira e Pacheco serão as prioridades do governo para o segundo semestre no Congresso.

Política