Animais são vítimas de maus-tratos durante desocupação de terras indígenas
Carreta que transportava gados tomba no meio estrada e deixa animais caídos na via
Centenas de animais estão sendo vítimas de maus-tratos devido às condições precárias de transporte na desocupação das terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, localizada entre os municípios de São Félix do Xingu, Altamira, Anapú e Senador José Porfírio, no sudeste paraense. Nesta quarta-feira (1º), uma carreta que transportava gados dos colonos caiu de uma ponte na estrada translevina, que fica próxima a um projeto de assentamento.
Segundo o deputado estadual Rogério Barra (PL-PA), integrante da comissão externa — aprovada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para acompanhar o processo de desintrusão —, a comitiva pretende acionar os órgãos de fiscalização ambiental pelos maus tratos de animais que estão acontecendo durante a desocupação da região.
“É um processo triste, chocante e impactante para quem presencia. A gente percebe esses colonos tocando o seu gado. Uma quantidade de gado que não consegue nem resistir durante essa saída, que passam fome, sede, vemos várias carcaças de animais pela estrada”, destaca Barra.