Amazônia é abordada durante debate por Bolsonaro e Lula
Enquanto o ex-presidente fala em aumentar pesquisas na região, o atual mandatário não quer 'dividir'
A preservação do meio ambiente foi um dos temas de discussões entre o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos candidatos à Presidência nas eleições deste ano, que têm o segundo turno marcado para o dia 30 deste mês. Os dois participaram do debate presidencial da Band na noite deste domingo (16).
LEIA MAIS:
Em uma de suas falas, Lula ressaltou que foi o único presidente da história do país a ser convidado para todas as reuniões do G8 e G20. "No nosso governo tivemos o menor desmatamento da Amazônia, no seu é o maior todo ano. Vocês tão brincando de desmatar, de derrubar árvore", disse.
O presidente Bolsonaro retrucou. Ele pediu que os brasileiros façam uma pesquisa na internet sobre o desmatamento entre 2003 e 2006, no governo Lula, e o de 2019 a 2022, em seu mandato. "No seu governo foi desmatado mais que o dobro do meu. Você desmatou 2,5 vezes mais que no meu. Peguei o Brasil endividado, quebrado contigo, com roubalheira, passou da 13º pra 10º economia do mundo. Na educação quem deu o maior reajuste dos professores? Você tá olhando pra ele, 33%, isso é tratar com dignidade os professores", afirmou o mandatário.
Em um eventual novo governo petista, Luiz Inácio Lula da Silva quer "abrir o país para o mundo", com o objetivo de ter mais pesquisas na Amazônia. Segundo ele, é necessário compartilhar conhecimento da região pelo bem do povo brasileiro e da humanidade. Bolsonaro criticou o fato de o petista querer "dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo". "Em vez de falar que é nossa [a Amazônia], quer dividir com o mundo. Você quer o controle da mídia, só assim para as suas mentiras permanecerem em pé".