Alepa define composição das Comissões Permanentes da Casa
Os grupos têm a função de agilizar o trabalho parlamentar, sendo o espaço onde ocorrem os debates sobre cada Projeto de Lei (PL)
Na manhã desta terça-feira (11), após a primeira sessão ordinária de 2025, os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foram declarados membros, presidentes e vice-presidentes das Comissões Permanentes do biênio 2025-2027.
As 18 comissões seguem o que estabelece o Regimento Interno do Poder Legislativo, nos artigos 43 a 75, e possuem caráter legislativo ou especializado. Elas têm a função de agilizar o trabalho parlamentar, sendo o espaço onde ocorrem os debates sobre cada Projeto de Lei (PL), que, em seguida, é encaminhado, discutido e aprovado pelos deputados em sessões deliberativas, ordinárias ou extraordinárias.
O líder do governo na Alepa, deputado Iran Lima (MDB), explicou que a escolha dos titulares das comissões seguiu a proporcionalidade das bancadas partidárias. O MDB tem a maior representatividade nos colegiados, pois conta com 15 parlamentares na atual legislatura.
“Seguimos o que determina o Regimento Interno da Casa. Todos os membros escolhidos darão continuidade aos trabalhos da Alepa, que segue desempenhando seu papel institucional em benefício da população paraense”, declarou.
VEJA MAIS
De acordo com o Regimento Interno da Alepa, cada comitê deve se reunir no prazo de até cinco dias úteis para sua instalação oficial e a eleição dos cargos de Presidente e Vice-Presidente. No entanto, caso haja consenso entre seus membros e sejam cumpridas as regras regimentais de convocação, essas reuniões podem ocorrer no mesmo dia da constituição das Comissões.
A Alepa abriu o terceiro ano legislativo da 61ª Legislatura na última terça-feira (4). A cerimônia reuniu o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), desembargador Roberto França, o procurador-geral do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Celso Câmara, além da vice-governadora Hana Ghassan (MDB) e outros parlamentares.