Alepa debate mineração sustentável e transição energética em audiência pública
Evento será realizado nesta quarta-feira (16), em Belém, com a presença de representantes do setor mineral, ambiental e acadêmico
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realiza nesta quarta-feira (16), às 10h, uma audiência pública para discutir a importância da mineração sustentável no processo de transição energética e descarbonização mundial. O evento ocorrerá no Auditório João Batista, em Belém.
A audiência, proposta pelo deputado estadual Ronie Silva, presidente da Comissão de Mineração, Energia e Geodiversidade da Alepa, será focada no papel dos minerais críticos e estratégicos, essenciais para tecnologias de baixo carbono, como baterias, turbinas eólicas e painéis solares. A iniciativa ocorre em um momento estratégico para o Pará, que sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.
Participam da programação representantes de órgãos federais e estaduais, instituições científicas e do setor mineral. Entre os palestrantes confirmados estão:
- Hugo Paiva Tavares de Souza, gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM);
- Rodolpho Zaluth Bastos, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas);
- Lucia Travassos, assessora da Diretoria de Geologia de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB);
- Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
A audiência pública é aberta ao público e pretende reunir representantes do setor produtivo, ambientalistas, pesquisadores e estudantes. A proposta é promover um espaço de diálogo sobre os desafios e oportunidades da mineração no contexto da transição energética.
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)