MENU

BUSCA

VÍDEO: Égua é atropelada e fica agonizando no asfalto; motorista fugiu

Acidente aconteceu na avenida Duque de Caxias, esquina com a travessa Alferes Costa, no bairro do Marco, em Belém

O Liberal

Uma égua foi atropelada no início da noite desta quarta-feira (28), na avenida Duque de Caxias, esquina com a travessa Alferes Costa, bairro do Marco, em Belém. O animal ficou caído no asfalto, agonizando após sofrer múltiplas fraturas, e foi cercado por populares, que tentaram sinalizar o trânsito e impedir um novo acidente. O motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local. Assista:

O acidente aconteceu por volta das 19h. O entregador de aplicativos João de Paula contou que estava passando pelo local quando viu um homem tentando laçar o animal. "Só que a égua estava fugindo. Depois disso, eu vi o rapaz brigando com outro homem, e quando olhei a égua já estava caída no chão. O carro que bateu nela fugiu na hora, e o cara que estava tentando laçar o animal também fugiu pela Alferes Costa, rumo à Pedro Miranda", disse a testemunha.

Com o impacto, a égua sofreu fraturas em várias pernas, algumas expostas, e perdeu muito sangue. Também era possível ver várias feridas abertas pelo corpo do animal. Alguns pedestres que passavam pelo local do acidente tentaram ajudar, segurando a cabeça do animal, que estava respirando de maneira ofegante.

Ariela Motizuki, assessora da equipe do deputado estadual Igor Normando (Podemos), esteve no local para dar suporte ao resgate do animal acidentado. "Nós fomos acionados, já entramos em contato com a Polícia Civil e com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável por fazer essas remoções, e eles já estão vindo. A gente vai fazer esse acompanhamento, vamos pedir para o professor Djacy Ribeiro, do projeto Carroceiros da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) receber e cuidar deste animal. A gente se vê na obrigação de ajudar, pois a causa animal é a nossa principal bandeira", explicou.

Até por volta das 20h, nenhuma autoridade policial ou representante de órgãos responsáveis por resgates de animais acidentados havia chegado ao local, e o animal permanecia na via, agonizando. Os carros que precisavam passar pelo perímetro do acidente tinham que fazer o desvio, e também não havia nenhum órgão de trânsito para ajudar no fluxo de veículos.

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), informou que uma equipe foi deslocada para o local do acidente, no intuito de identificar o autor do atropelamento. "A PCPA informa ainda que já solicitou aos órgãos competentes o resgate do animal e o tratamento célere. Qualquer informação que possa ajudar a elucidar o caso, pode ser repassada para o Disque-Denúncia, 181. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido", concluiu.

Polícia