Veja quem é o suspeito de estuprar um menino de 12 anos em shopping de Belém
Polícia Civil divulgou foto do suspeito de abuso sexual para que outras vítimas possam identificar o homem de 29 anos
O homem de 29 anos, suspeito por estupro de um menino de 12 anos em uma escada de emergência dentro do Shopping Boulevard, localizado na avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, teve a imagem divulgada pela Polícia Civil (PC). O homem convive com o vírus do HIV. Segundo a PC, o objetivo de divulgar a imagem é que outras vítimas identifiquem o suspeito e denunciem outros crimes. Apesar disso, seu nome não foi divulgado.
A orientação da Polícia Civil é que possíveis outras vítimas, ou responsáveis de vítimas, caso elas sejam menores de idade, procurem a Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) da Santa Casa, ou qualquer outra unidade policial. A denúncia é fundamental para as investigações e para o apoio às vítimas, inclusive para iniciar o tratamento contra o vírus HIV e o desenvolvimento da Aids.
A delegada responsável pelo caso da Deaca, Daniele Ambrósio, informou que há fortes indícios que o suspeito tenha praticado o crime de forma semelhante com outras vítimas. "Em face do interesse público estamos divulgando o rosto dele, para que outras pessoas que tenham sido vítimas desse indivíduo possam denunciar", detalhou. Entretanto, a Polícia decidiu ainda não divulgar o nome e sobrenome do suspeito.
VEJA MAIS
De acordo com informações divulgadas pela delegada, o suspeito seria morador do bairro da Cabanagem e trabalhava no município de Ananindeua, no bairro do Atalaia. Ele teria alegado que estava no shopping para fazer atividade física - o que foi considerado uma informação duvidosa pela polícia. "Na verdade isso foi um pretexto que ele tinha para praticar esse tipo de crime", afirma a delegada.
A sua prisão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, no local de trabalho do suspeito, mediante um mandado de prisão e de busca e apreensão. Como a imagem divulgada pela polícia para identificação do suspeito mostra o nome da empresa onde ele trabalhava, o empreendimento publicou uma nota a respeito:
NOTA - A empresa que o suspeito trabalhava e aparece no uniforme em foto divulgada pela Polícia Civil emitiu uma nota para a sociedade. A empresa Nova BR diz que "foi surpreendida com a notícia envolvendo um colaborador da empresa em um caso de extrema gravidade".
"Esclarecemos que a Nova BR repudia veementemente o cometimento de qualquer ato ilegal, criminoso e/ou que viole valores sociais, morais e direitos humanos", diz. "Nossa empresa sempre pauta ações em valores como ética, respeito e responsabilidade social".
"Acompanhando os desdobramentos do caso, colaborando integralmente com as autoridades no curso das investigações", complementa. "Reafirmamos o nosso compromisso com a integridade e com o bem-estar da sociedaded, valores que continuam norteando todas as nossas ações", finaliza.
Suspeito confessou o estupro
O suspeito teria confessado a prática delituosa. Ele também informou que convivia com o vírus HIV e que praticou a violência sexual contra o menino sem o uso de preservativo. "Há fortes indícios de que este não é o primeiro caso do suspeito e que, provavelmente, ele tenha praticado contra outras vítimas naquele mesmo shopping, o que será investigado pela equipe de policiais da Deaca Santa Casa", detalhou Danielle.
As imagens das câmeras de segurança flagraram a movimentação do suspeito no dia 31 de outubro deste ano, quando ele abordou o adolescente de 12 anos no banheiro do shopping e o obrigou a acompanhá-lo até a escada de emergência do lugar, onde não havia monitoramento por vídeo.
O homem de 29 anos violentou sexualmente a vítima e, após a prática do ato, retornou ao banheiro para trocar de roupa a fim de não ser identificado. O suspeito que não tinha passagem pela polícia foi preso, na manhã desta quinta-feira (21/11), e segue a disposição da justiça.
Denuncie
A polícia orienta que denúncias ou informações que possam ser relevantes neste caso sejam feitas para o número 181 ou, pessoalmente, na Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) que fica na Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belém, no endereço: R. Bernal do Couto, 988 – Umarizal, Belém.