Santarém: 'Fininho', foragido de Belém, morre após troca de tiros com a polícia
José Fagner Rodrigues Nascimento, conhecido pelas alcunhas de "Fininho" e "Índio", era foragido do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará
Foragido do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará, na Grande Belém, José Fagner Rodrigues Nascimento, conhecido pelas alcunhas de "Fininho" e "Índio", morreu na manhã desta quarta-feira, durante troca de tiros com a polícia, dentro de uma residência onde ele estava escondido, na Rua Ponta de Pedras, bairro do Maracanã, no município de Santarém, oeste paraense. As informações foram divulgadas por meio do site O Impacto e do Portal Santarém.
A intervenção da Polícia Civil foi realizada por volta das 6h com o objetivo de fazer a recaptura do foragido. De acordo com a Polícia Civil, Fininho reagiu com tiros de arma de fogo pela janela da residência e, por conta disso, foi alvejado, evoluindo para óbito no local. Ainda segundo a Polícia, o foragido era chefe de uma facção criminosa e realizou diversos assaltos em Santarém. Inclusive, em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que o elemento praticou um assalto à mão armada numa loja do bairro Nova República, sem data especificada.
José Fagner estava escondido com uma companheira, que não teve nome revelado. Estavam juntos há três meses e se conheceram pelas redes sociais. Em um vídeo registrado pelo site O Impacto, ela aparece saindo da casa, conduzida por policiais, com uma toalha cobrindo o rosto e parte do corpo, após o encerramento da intervenção. Ela pode responder por crime de favorecimento pessoal, que consiste na prática de uma determinada pessoa que assegura a fuga de um criminoso.
Em entrevista concedida a jornalistas que cobriram a intervenção policial, o delegado e superintendente regional Jamil Casseb deu detalhes da operação, explicando que o foragido fazia parte de uma quadrilha. "Fizemos todo um planejamento no sentido de recapturar o José Jagner, conhecido como Fininho. Foragido de Belém, do Americano. Faccionado e estava na cidade há uns três meses. Reconhecido em pelo menos uns cinco assaltos realizados na cidade durante esse período. Sempre com emprego de armas de fogo: pistolas e revólver calibre .38 e com muita violência. Assalto em dois açougues, dois comércios e posto de gasolina. E subtraiu de um dos seguranças [desses estabelecimentos] uma arma de fogo. Era de uma quadrilha que vinha atuando há algum tempo na cidade", detalhou.
"Fininho era extremamente perigoso e, durante a abordagem, tentou atentar contra a vida dos policiais, que era um dos planejamentos da ação criminosa deles. E, durante a ação policial, foi alvejado. Em decorrência desses tiros, veio a falecer. Temos mais dois indivíduos, já identificados, fazendo parte dessa célula criminosa. E mais dois que já foram presos na semana passada também, foragidos do Americano. A gente percebe que há essa movimentação por parte deles, saindo de Belém, vindo para Santarém e região, buscando guarita e novas ações criminosas", acrescentou Jamil Casseb.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA