Princípio de incêndio em shopping na Doca assusta moradores e motoristas nesta sexta-feira (18)
Administração diz que o shopping vai funcionar normalmente, mas funcionários têm receio de continuar por causa da fumaça
Na manhã desta sexta-feira (18), um princípio de incêndio em shopping na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, assustou moradores e motoristas que trafegam pela via. Imagens de diversos pontos da Doca registram o fumaceiro no prédio. Veja o vídeo:
Funcionários deixaram o prédio do shopping por questões de segurança. Os primeiros relatos indicam que a fumaça teria começado em um restaurante japonês localizado na praça de alimentação. Segundo a chefe de cozinha, Cristine Michel, por volta das 8h45 da manhã ela começou a sentir cheiro de queimado, mas achou que fosse algo normal, relacionado ao preparo de algum alimento em restaurante vizinho. "Eu continuei as minhas tarefas normalmente, mas aí o rapaz que trabalha comigo, o Marcos, entrou e disse 'dona Cris, vamos sair porque está pegando fogo'. E um dos meus maiores medos de trabalhar em shopping era justamente esse. Eu entrei em pânico e a gente saiu de lá".
Outro funcionário que também estava trabalhando quando o incidente começou era Dênis Barros, cozinheiro geral. Ele relata que, dentro do shopping, não era possível ter dimensão do que estava acontecendo, porque a fumaça toda estava saindo, por isso era vista mais pelo lado de fora do que por dentro. "Lá parecia muito pouca fumaça. Os bombeiros que já trabalham dentro do shopping começaram a dar o primeiro suporte até chegar outra equipe para dar o suporte. Como aqui no shopping tem tubulação de gás, era melhor evacuar".
Bombeiros se pronunciam sobre o caso
O Centro Integrado de Operações (CIOP) recebeu um chamado e encaminhou o Corpo de Bombeiros (CBMPA) para o local. A viatura chegou por volta das 8h10 e se dirigiu imediatamente para o interior do estabelecimento.
Segundo o Sargento Antônio Sá, do CBMPA, a suspeita inicial é de que o incêndio tenha se alastrado pelo acúmulo de gordura no exaustor do estabelecimento. O capitão Robledo, da Brigada de Incêndio, explica que tudo teria começado em um fogão com manipulação de fritura, que teria entrado em combustão. "Quando as chamas iniciaram, a gordura que já estava nos exaustores alastrou e por isso tanta fumaça para fora do estabelecimento", ressalta. Apenas a perícia, entretanto, poderá confirmar a causa.
A corporação também informou que chegou a ter chamas no local, e não somente fumaça, como comentado por alguns funcionários. De acordo com o Sargento, o fogo foi rapidamente controlado e a Brigada de Incêndio do shopping foi fundamental nesse processo, evitando que as chamas se espalhassem.