Polícia Militar fará uso de câmeras corporais pela primeira vez na Operação Verão 2024
Aplicativo de identificação de aparelhos celulares furtados ou roubados também são novidade nas estratégias
As ações de reforço da segurança para o mês de julho no Pará foram divulgadas, nesta quarta-feira, 3, em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém. Entre os órgãos que compõem a pasta, a Polícia Militar do Pará (PMPA) destacou novidades que vão integrar as estratégias deste ano: o uso de 'bodycams' (câmeras corporais) e o aplicativo IMEIGuard.
O aplicativo, lançado em junho deste ano, permitirá a consulta, através do IMEI de aparelhos celulares, da situação do equipamento, referente a estar ou não com registro de furto ou roubo, durante abordagens policiais. De acordo com o comandante-geral da PM, Dilson Júnior, a iniciativa deve combater mais fortemente a criminalidade:
"Nesta operação, os policiais já vão estar utilizando o recém-lançado aplicativo aqui da Secretaria de Segurança Pública que é o IMEI Guarde, por meio do qual o policial, através do aplicativo que nós temos na Polícia Militar, o PM Mobile, vai poder escanear o IMEI dos aparelhos de elementos suspeitos nas abordagens, nas blitz. Então isso vai, com certeza, identificar aparelhos furtados ou roubados que já tenham ocorência registrada na Polícia Civil. Com isso, a gente espera reduzir a mais o número de roubo nos balneários na operação verão".
O comandante-geral também fala sobre o uso de câmeras corporais: "Essa, sem dúvida, vai ser um reforço maior na segurança dos procedimentos policiais, nas abordagens, nas blitz, sendo uma estratégia que será utilizada pela primeira vez pela Polícia Militar".
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA