Polícia Militar cria grupamento de ronda escolar em Castanhal
O motivo da criação da guarnição específica foi o último caso de assalto a um escola estadual localizada no bairro do Milagre, no dia 15
O 5º Batalhão de Policiamento Militar deu início, nesta quarta-feira (22), ao policiamento ostensivo e preventivo nas escolas da rede pública municipal e estadual de Castanhal, na região nordeste do estado. As rondas serão realizadas nos três turnos letivos por uma guarnição da corporação.
VEJA MAIS
De acordo com o coronel Francisco Galhardo, comandante do 5º BPM, a medida foi estabelecida durante uma reunião da Polícia Militar com os diretores dos estabelecimentos de ensino, após a Escola Estadual Georgina Nascimento, localizada no bairro do Milagre, ter sido alvo de assaltantes, no último dia 15 de março.
“A situação que motivou a criação do grupamento específico para rondas escolares foi o assalto ocorrido na escola Georgina Nascimento. Os servidores foram surpreendidos por bandidos armados e tiveram seus pertences pessoais roubados. Os suspeitos já foram capturados”, relatou o cel. Francisco Galhardo.
Antes disso, o policiamento era feito pelas guarnições responsáveis pelas rondas operacionais nos bairros onde essas escolas estão localizadas. “A PM já fazia o policiamento, mas, não de forma direcionada, pois a mesma viatura atendia tanto a demanda geral quanto a das escolas. Esta guarnição criada agora será destinada apenas para o policiamento escolar”, explicou o comandante do 5º BPM.
Aplicativo
O comandante do Batalhão explica que serão criados grupos de Whatsapp formados por policiais e gestores das escolas para facilitar a comunicação. “Estamos criando grupos em um aplicativo de mensagens instantâneas que reúne os gestores tanto das escolas estaduais como municipais pra que, em casos mais urgentes, as escolas também possam nos acionar por meio dele, além do número 190”, explicou o coronel.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA