Ícone Menu

MENU

Ícone pesquisa

BUSCA

Ícone kwai
Ícone linkedin
Ícone facebook
Ícone twitter
Ícone whatsapp
Ícone telegram
Ícone youtube
Ícone tiktok
Ícone instagram

Polícia Federal prende suspeito de roubo de gado em área indígena no Pará

Investigação aponta que criminosos atearam fogo e sabotaram caminho para dificultar recuperação dos animais

O Liberal
Foto: Divulgação | Policia Federal

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira, 30, a segunda fase da operação Abigeatus, que investiga o roubo de gado apreendido na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará. Durante a ação, um suspeito foi preso e celulares foram apreendidos.

Os criminosos são investigados por retirar ilegalmente o gado que já havia sido confiscado pela Justiça, pois foi criado dentro da área indígena sem autorização. Esse gado estava na TI aguardando a destinação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Investigação aponta que criminosos atearam fogo e sabotaram caminho para dificultar recuperação dos animais (Foto: Divulgação | Policia Federal)

As investigações indicam que os roubos aconteceram em julho e setembro de 2024. Em uma das ações, os criminosos atearam fogo na vegetação para dificultar a recuperação dos animais pelas equipes da Funai, Ibama e Força Nacional. Além disso, serraram uma ponte de madeira perto da Vila São Francisco e chegaram a disparar tiros contra servidores federais.

Essa operação é um desdobramento da primeira fase, realizada em junho de 2024, quando a PF já havia cumprido um mandado de busca e apreensão após furtos ocorridos em maio.

Além do impacto ambiental causado pelo incêndio, que prejudicou tanto o gado quanto a fauna local, a poluição do ar se agravou em uma região já castigada pelas queimadas. Os brigadistas da Funai precisaram redobrar os esforços para conter o fogo.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no crime.

Polícia