MENU

BUSCA

PF prende investigado por fraude em empréstimo no Pará

Os investigados usavam documentos falsos para obter empréstimos mediante fraude, junto a instituições financeiras. O dinheiro era usado para compra de tratores e outros ítens agrícolas

O Liberal

A Polícia Federal prendeu um homem investigado por fraude em empréstimo na manhã de sexta-feira (30/8), em Xinguara, município do sul do Pará, durante a operação “Holanda”. Segundo a PF, a investigação aponta que empréstimos fraudulentos teriam causado prejuízo milionário a instituições financeiras.

Policiais federais cumpriram um mandado de prisão e um de busca e apreensão em Xinguara; e outro mandado de busca e apreensão em Marabá. Foram apreendidos três veículos, aparelhos celulares e um notebook, além de documentos relacionados aos financiamentos. 

Ainda de acordo com a polícia, Os investigados usavam documentos falsos para obter empréstimos mediante fraude, junto a instituições financeiras. O dinheiro era usado opara compra de tratores e outros itens agrícolas.

VEJA MAIS 

PF descobre bancos digitais usados pelo PCC que movimentaram R$ 7,5 bilhões
Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 7 de prisão temporária e 60 de busca e apreensão, nos estados de São Paulo e Minas Gerais

Policial federal é preso suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em Redenção
A ação, deflagrada pela PF, ainda cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra outros suspeitos que estariam agindo, pelo menos, desde 2015

Dois homens são presos pela PF em ação contra exploração ilegal de madeira no Pará
O trabalho policial em combate a exploração ilegal de madeira nas imediações da Floresta Nacional de Caxiuanã, aconteceu no município de Senador José Porfírio, sudeste do estado

Após a liberação do crédito e a compra do maquinário, os suspeitos revendiam os bens na região de Xinguara. Um dos investigados chegou a trabalhar como representante de vendas em uma grande revendedora, o que pode ter facilitado a fraude.

Conforme a PF, os financiamentos obtidos de forma fraudulenta causaram prejuízo superior a R$ 10 milhões a uma das instituições vítimas, de origem holandesa, fato que deu nome à operação.

As investigações agora seguem no sentido de localizar o maquinário revendido pelos criminosos, além de identificar outros envolvidos e outros crimes relacionados à fraude, como associação ou organização criminosa, lavagem de capitais e estelionato.

As pessoas que adquiriram os tratores e demais implementos agrícolas, além de ter que devolver o bem, a depender do caso concreto, também poderão ser responsabilizados criminalmente, seja pelo crime de obter financiamento mediante fraude, na condição de partícipe, seja por receptação.

Polícia