MENU

BUSCA

PF interrompe extração ilegal de areia e prende uma pessoa em Redenção

Apesar do terreno alvo da operação ser particular, a areia, incluindo ouro e outros minérios, pertencem à União

O Liberal

Uma pessoa foi presa pela Polícia Federal nesta terça-feira (8/10) durante a operação Castelo de Areia, realizada em Redenção, município no sudeste do Pará. De acordo com as autoridades, a ação ocorreu em combate à extração ilegal de areia, crimes ambientais e possível trabalho análogo ao de escravo.

A prisão no trabalho policial, ainda conforme a PF, aconteceu pelo crime de usurpação de bem da União e crime ambiental. Apesar do terreno alvo da operação ser particular, a areia, incluindo ouro e outros minérios, pertencem à União.

VEJA MAIS 

PF e Ibama fecham três garimpos ilegais no sul do Pará
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e inutilizadas seis escavadeiras estacionárias

Policial federal é preso suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em Redenção
A ação, deflagrada pela PF, ainda cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra outros suspeitos que estariam agindo, pelo menos, desde 2015

Dois homens são presos pela PF em ação contra exploração ilegal de madeira no Pará
O trabalho policial em combate a exploração ilegal de madeira nas imediações da Floresta Nacional de Caxiuanã, aconteceu no município de Senador José Porfírio, sudeste do estado

No decorrer da ação, foram apreendidos três motores de sucção, um caminhão, uma pá carregadeira e um aparelho celular.

Segundo a Polícia Federal, a atividade prejudicou o curso do Rio Arraias do Araguaia e causou um cenário de devastação ambiental. A água parou de correr no ponto de extração, causando, inclusive, mau cheiro.

A investigação prossegue para identificação dos demais autores dos crimes e constatação da dimensão dos danos ambientais.

Polícia