MENU

BUSCA

Pessoas, armas, caminhões madeireiros e outros veículos são apreendidos em operação da Dema

O objetivo da operação é reprimir o desmatamento ilegal de floresta em área de reserva de preservação permanente

Redação Integrada

Uma operação da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema) ocorrida no último final de semana em Ulianópolis, nordeste paraense, resultou na detenção de três pessoas e apreensão de quatro caminhões madeireiros e dois tratores de esteira (um Jerico e uma carregadeira) - utilizados pelos criminosos para extração de madeira, além de duas armas de fogo tipo espingarda, um automóvel modelo Corsa e duas motocicletas. Na área, também foi apreendida uma grande quantidade de toras e estacas de madeira.


Segundo vídeo repassado pela Polícia Civil e enviado por uma equipe que estava na área, um drone foi utilizado para fazer a varredura na reserva de mata da fazenda Boa Vista, local compreendido pela operação. No áudio da filmagem, é possível ouvir um dos policiais informando que o aparelho eletrônico foi usado para "identificar possíveis pontos de extração ilegal de madeira, bem como o transporte e outros equipamentos que os grupos criminosos costumam usar".

No vídeo, a equipe também afirma que a área em questão está completamente devastada e que a quadrilha que atua no crime "costuma cortar toras de madeira e fechar as vicinais clandestinas para evitar que o trabalho da polícia seja realizado, mas com o uso do equipamento [o drone] a gente consegue superar a barreira e fazer o trabalho".

De acordo com a Polícia Civil, investigações na região apontaram que os quatro caminhões madeireiros apreendidos eram usados no transporte ilegal de madeira. Ao serem identificados, os criminosos envolvidos no caso forma detidos e responderão por crime ambiental, furto e receptação de produtos florestais e associação criminosa.

Intitulada "Invernada", a operação visa combater crimes ambientes na região, como o desmatamento ilegal de floresta em área de reserva de preservação permanente. Os equipamentos apreendidos chegaram à sede Dema na manhã desta terça-feira (7) e foram apresentados pelo delegado Waldir Freire, diretor da delegacia.

Polícia