Pescador é resgatado com vida e outro encontrado morto após sumiço em São Caetano de Odivelas
Trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros continua apenas por um pescador que segue desaparecido desde domingo (10)
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará está à procura de apenas de um dos três pescadores do município de São Caetano de Odivelas, região nordeste do Estado, que estavam desaparecidos desde domingo (10). As vítimas são conhecidas pelos apelidos de Cocó, Caiçara e Canta Galo. Um deles foi resgatado com vida, ainda no dia do desaparecimento pelo CBMPA, e um outro foi encontrado morto no dia seguinte, na segunda-feira (11), no rio São Caetano, de onde os três tinham saído para pescar. No entanto, o Corpo de Bombeiros não especificou as pessoas em questão ou também o que aconteceu para que os três pescadores perdessem o contato com as famílias.
Segundo o CBMPA, o corpo encontrado foi encaminhado para perícia. Apesar de dois terem sido localizados, um terceiro, que também não foi divulgado o nome, está desaparecido. As buscas por ele têm apoio da Capitania dos Portos e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP).
“O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que um dos pescadores foi localizado com vida e um corpo foi encontrado pelo Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) no dia 11 de setembro e encaminhado para perícia. As buscas pelo terceiro homem desaparecido continuam. O trabalho tem apoio da Capitania dos Portos e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP)”, comunicou o Corpo de Bombeiros.
Por nota, a Polícia Civil disse que instaurou inquérito policial para apurar o desaparecimento de três pessoas que foram pescar em alto mar na região entre São Caetano de Odivelas e Vigia. O procedimento policial está sendo instruído para apurar o ocorrido. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura Municipal já foram acionados e estão realizando buscas na região.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) informa que tomou conhecimento, na última sexta-feira (15), que uma embarcação de pequeno porte que partiu de São Caetano de Odivelas rumo ao município de Vigia, no nordeste do Pará, desapareceu com três pescadores a bordo. “Uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) encontra-se no local do ocorrido, realizando buscas em coordenação com o 17º Grupamento Bombeiro Militar. A aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GrAeSP) realizou um sobrevoo na região, próximo ao Farol Taipu, onde as pessoas desaparecidas costumam pescar, porém sem êxito.
A CPAOR irá instaurar Inquérito Administrativo para apurar as possíveis causas pelo ocorrido. A MB conclama a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 – (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantânea)”, comunicou.
O sumiço
De acordo com informações do amigo das famílias, o radialista Juvenil Souza, os pescadores saíram no final da tarde de domingo (10) para pescar, no rio São Caetano, em um barco emprestado de um senhor chamado Jó. Cocó, Caiçara e Canta Galo são bastante conhecidos no município. Na segunda feira os familiares estranharam a demora dos pescadores e procuraram as autoridades competentes.
Um vídeo divulgado pelas famílias mostra o Helicóptero do governo do estado se preparando para fazer as buscas aéreas com a ajuda da Defesa Civil do município de São Caetano de Odivelas.