Paraenses presos em Portugal por tráfico de drogas em açaí seriam ligados a 'Escobar brasileiro'
Operação "Norte Tropical", da Polícia Judiciária de Portugal, foi iniciada nesta semana. Dupla presa teria ligação com um esquema liderado pelo maior traficante português, conhecido como "Xuxas"
Dois paraenses foram presos pela Polícia Judiciária de Portugal esta semana pela Operação "Norte Tropical", com a acusação de participar de esquema de tráfico internacional de drogas. O carregamento ilegal de cocaína estaria escondido em cargas de açaí e teria saído do Porto de Vila do Conde, em Barcarena. A dupla faria parte de um esquema maior comandado por Ruben Oliveira, conhecido como “Xuxas” - maior traficante português -, e pelo Sérgio Carvalho - o "Major Carvalho", também chamado de “Escobar brasileiro”. Ambos também já foram presos.
Veja como foi a prisão do "Escobar brasileiro":
VEJA MAIS
A Polícia Judiciária portuguesa confirmou a prisão dos brasileiros pela droga apreendida em carga de açaí, mas não forneceu os nomes deles. Porém, de acordo com informações extraoficiais, um dos acusados é um jovem empresário de Barcarena e o outro seria agente de segurança, lotado em Belém. A polícia portuguesa confirmou que prossegue com as investigações e com as buscas a mais pessoas envolvidas no esquema.
Em nota, a Polícia Judiciária portuguesa revelou que a carga "seria suficiente para a composição de pelo menos 3.200.000 (três milhões e duzentas mil) doses individuais" de cocaína e confirmou que o entorpecente entrou no país dentro de um carregamento de açaí congelado, que tinha chegado em um contentor marítimo vindo de "um país da América Latina".
O 'Escobar brasileiro' e o chefe do tráfico de drogas em Portugal
Sério Carvalho, o "Major Carvalho" ficou conhecido como "Escobar brasileiro" e foi preso na última semana na Hungria, durante uma megaoperação da Polícia Federal do Brasil, da Polícia de Portugal e também da Interpol. Ele estava fugido desde quando começou a megaoperação "Exotic Fruit", em fevereiro deste ano.
Na mesma operação, foi preso o chefe do tráfico de drogas de Portugal, Ruben Oliveira, também chamado de "Xuxas", que tentou esconder a própria fortuna, mas chamou a atenção por conta da quantidade de carros de luxo que usava para se locomover e também os grandes saques realizados para se manter em fuga. A próxima seria para Madrid (Espanha). Ambos estão presos na penitenciária de alta segurança de Monsanto (POR).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA