Pará registra redução de 50% de roubos a ônibus nos últimos três anos
Levantamento foi feito pela Secretaria de Segurança e Defesa Social do Pará (Segup)
A Secretaria de Segurança e Defesa Social do Pará (Segup) registrou, nos últimos três anos, redução de 50% no número de ocorrências que envolvem roubos a coletivos. Dados da secretaria mostram que o roubo ao transporte coletivo diminuiu 95,9%, nos últimos sete meses de 2021.
Esses números, quando comparados com o mesmo período no ano de 2019, apresentam redução de 74,8% dos casos. Já em relação ao ano de 2020, 53,8% de ocorrências foram registrados, no período que compreende os meses de janeiro a julho de 2021.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, essa queda expressiva é reflexo da forte atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, que de forma integrada, atuam nas operações de combate à criminalidade.
A redução também se deve à presença de viaturas policiais nos horários considerados críticos; e em locais como o início e o final das linhas dos ônibus, o que coincide com o horário de saída e retorno de centenas de pessoas em deslocamento na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Para Machado, o roubo a coletivos é “uma modalidade criminosa que vitima dezenas de pessoas só de uma vez, pois os coletivos costumam conduzir uma média de 40 a 60 pessoas por viagem, impactando de forma negativa na percepção de segurança da sociedade”.
“Em razão disso, montamos várias operações de rotina pontuais, dentre elas, na saída e chegada segura da população em suas casas, por meio da Polícia Militar, que fortalece com o seu efetivo os principais pontos, especialmente, no início e final das linhas de ônibus, além da realização de abordagem durante o percurso. Isso tem reduzido significativamente o número de roubos a coletivos resultando, nos três últimos anos, uma forte redução apontando índices de queda acima dos 50%", destacou o secretário.