MENU

BUSCA

Operação da PF combate fraudes previdenciárias em Rondon do Pará

Operação PrevFácil investiga crimes de falsidade ideológica e estelionato previdenciário na concessão de aposentadoria rural

O Liberal

A Polícia Federal cumpriu, na quarta-feira (14), dois mandados de busca e apreensão na cidade de Rondon do Pará, no sudeste do estado, em uma operação intitulada “PrevFácil”. A ação, autorizada pela Justiça Federal, teve como objetivo apurar crimes de falsidade ideológica e estelionato previdenciário.

A investigação começou após a Justiça Federal identificar a apresentação de documentos falsos em ações previdenciárias. Os documentos, a​presentados para obter a concessão de benefícios de aposentadoria rural, resultaram na negação dos pedidos. Os valores dos benefícios, que seriam pagos com recursos federais, não foram divulgados.

Durante as buscas, a Polícia Federal apreendeu documentos relacionados aos processos judiciais, além de um smartphone e um notebook pertencentes ao escritório alvo da operação. Três responsáveis pela fraude foram identificados.

VEJA MAIS

 

PF prende responsável por rombo de R$ 5 mi em fraudes previdenciárias
Operação Pseudocídio IV cumpriu mandados de busca e apreensão em Belém nesta terça

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil em Redenção
Esquema criminoso funcionou por pelo menos um ano

No Pará, PF investiga suspeito de fraudar benefícios sociais em Redenção
Investigado oferecia até R$ 20 mil por dia para cooptar funcionários de casa lotérica

O nome “PrevFácil” faz referência à facilidade com que os criminosos obtinham benefícios previdenciários rurais de forma fraudulenta, aproveitando-se da flexibilidade nos requisitos para concessão. Essa prática, que busca beneficiar trabalhadores rurais, tem sido explorada por criminosos para obter vantagens ilícitas, segundo a Polícia Federal.

Polícia