Operação ‘Cifra Oculta’ contra esquema de lavagem de dinheiro leva uma pessoa presa em Ananindeua
Ação coordenada resulta em mandados de busca e apreensão em quatro estados e sequestro de bens no valor de 50 milhões de reais
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), realizou uma ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina, a Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro, unidade especializada da Diretoria Estadual de Investigação Criminais (Deic), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta terça-feira (5). A operação, intitulada como “Cifra Oculta”, teve como alvo um sofisticado esquema de lavagem de capitais relacionados a diversos crimes, como, por exemplo, o tráfico de drogas e organização criminosa.
VEJA MAIS
No total, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diferentes regiões brasileiras, sendo um no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no Pará; dois, em Curitiba, no Paraná; um em Viadutos, no Rio Grande do Sul; e os demais no Estado de Santa Catarina.
Entre os principais crimes encontrados pelos agentes que os suspeitavam estavam praticando, foram registrados a aquisição e utilização de criptomoedas e de contas bancárias, utilizadas de pessoas jurídicas fantasmas, a utilização de terceiros - jurídicos - para a mescla de valores e dissimulações de lucros e dividendos e aquisições de bens de luxo.
De acordo com a investigação, também foi encontrado uma movimentação expressiva de valores e bens, o que resultou na emissão de mandados de sequestro de bens no valor de R$ 50 milhões de reais. “A ação integrada visa desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso e combater efetivamente a lavagem de dinheiro associada a atividades ilícitas”, informou a PC sobre a operação.
A ação, que teve amplo apoio das Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Pará, contou ainda com a participação de unidades especializadas da DEIC, Diretoria de Inteligência, CORE e do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Projeto Impulse, inserido no Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas (Enfoc).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA