logo jornal amazonia

Operação ‘Cifra Oculta’ contra esquema de lavagem de dinheiro leva uma pessoa presa em Ananindeua

Ação coordenada resulta em mandados de busca e apreensão em quatro estados e sequestro de bens no valor de 50 milhões de reais

O Liberal

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), realizou uma ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina, a Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro, unidade especializada da Diretoria Estadual de Investigação Criminais (Deic), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta terça-feira (5). A operação, intitulada como “Cifra Oculta”, teve como alvo um sofisticado esquema de lavagem de capitais relacionados a diversos crimes, como, por exemplo, o tráfico de drogas e organização criminosa. 

VEJA MAIS

image PC prende 18 pessoas por tráfico e lavagem de dinheiro no Pará, Maranhão e Rio de Janeiro
Os suspeitos estavam escondidos em vários estados do país quando foram capturados

image STF julga procedente utilização de relatórios financeiros do COAF no caso Cerpasa
Ministro relator Cristiano Zanin acatou ação apresentada pelo MPPA. Investigação envolve possível lavagem de dinheiro e sonegação fiscal de dirigentes da empresa

image Polícia investiga suposto caso de lavagem de dinheiro no Corinthians; clube nega
A denúncia anônima envolve ações praticadas durante a gestão do ex-presidente Andrés Sanchez

No total, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diferentes regiões brasileiras, sendo um no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no Pará; dois, em Curitiba, no Paraná; um em Viadutos, no Rio Grande do Sul; e os demais no Estado de Santa Catarina.

Entre os principais crimes encontrados pelos agentes que os suspeitavam estavam praticando, foram registrados a aquisição e utilização de criptomoedas e de contas bancárias, utilizadas de pessoas jurídicas fantasmas, a utilização de terceiros - jurídicos - para a mescla de valores e dissimulações de lucros e dividendos e aquisições de bens de luxo.

De acordo com a investigação, também foi encontrado uma movimentação expressiva de valores e bens, o que resultou na emissão de mandados de sequestro de bens no valor de R$ 50 milhões de reais. “A ação integrada visa desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso e combater efetivamente a lavagem de dinheiro associada a atividades ilícitas”, informou a PC sobre a operação.

A ação, que teve amplo apoio das Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Pará, contou ainda com a participação de unidades especializadas da DEIC, Diretoria de Inteligência, CORE e do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Projeto Impulse, inserido no Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas (Enfoc).

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA