MENU

BUSCA

Operação busca combater crimes no Aurá, em Ananindeua

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta sexta-feira (14). Mais de 300 agentes de segurança integram as ações.

O Liberal

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), junto aos órgãos de segurança estaduais e municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, iniciou nesta sexta-feira (14), a operação integrada “Aurá”, que busca intensificar ações de segurança e repressão à criminalidade na região dos bairros Aurá, Águas Lindas, Águas Claras e comunidade do Pato Macho, na Região Metropolitana.

Mais de 300 agentes de segurança integram as ações em combate a atividades ilícitas nas regiões do entorno da estação de tratamento de resíduos sólidos do bairro do Aurá, em Ananindeua, popularmente conhecido como “Lixão do Aurá”, desativado em 2015. Diversas ações ostensivas foram iniciadas com um briefing às 10h, em um ponto próximo à área operacional.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destaca o fluxo das ações executadas que serão avaliadas diariamente, empregando a melhor estratégia a partir de novos alinhamentos entre as forças integradas.

“O sistema de segurança pública monitora todas as ações que ocorrem no Estado e também na Região Metropolitana de Belém, obviamente, e nós estamos realizando agora uma operação integrada do sistema de segurança pública, com todas as forças unificadas, com o Centro Integrado instalado na região do Aurá, mas também cobrindo a parte de Águas Lindas, para que a gente possa coibir a criminalidade”, destacou.

“O fato de estar ocorrendo essa operação é de algumas situações específicas de criminalidade, que ocorreram recentemente na região, mas também aproveitando para cuidar da parte ambiental. Nós detectamos que algumas empresas e algumas pessoas aleatórias estão jogando também lixo ainda na região do Aura, inclusive em conluio com organização criminosa. E para evitar todo e qualquer tipo de crime, inclusive o crime ambiental, nós estamos fazendo essa ação de barreiras, de visibilidade, cumprimento de mandados e de ostensividade e que realmente a gente possa levar a segurança por todo o Pará”, completa o secretário.

VEJA MAIS

Pará registra redução de feminicídios e violência doméstica
Os resultados refletem a atuação do Estado em políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, com medidas de acolhimento, incentivo à denúncia e atendimento especializado

Polícia Civil deflagra 8ª fase da operação Exposed e apreende aparelhos eletrônicos em Ananindeua
Homem é suspeito de divulgar fotos da namorada adolescente em sites de pornografia utilizando perfis falsos

Ananindeua vive com falta de iluminação pública e lixo acumulado em diversos bairros
Reportagem de O Liberal esteve nos bairros do 40 Horas e do Coqueiro nesta sexta-feira (7) e constatou montanhas de resíduos

Conforme Ualame, por meio do sistema de inteligência do Estado foram identificadas ações criminosas que comprometem a coleta seletiva e poluem o meio ambiente na região, próxima a mananciais dos lagos Bolonha e Água Preta, que integram a estação de tratamento de água da Região Metropolitana de Belém.

A operação prevê ações com policiamento de presença ostensiva, ações de barreira, registros de boletins de ocorrência, instauração de investigações, ordenamento do fluxo de trânsito, apreensão de entorpecentes, acompanhamento de monitorados, recaptura de foragidos e fiscalização de veículos roubados e furtados utilizados para a prática de crimes, entre outras ações para reforçar a segurança na área e reduzir práticas criminosas.

A operação prevê ainda, a realização de ações fluviais no entorno, por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública e contará, ainda, com apoio aéreo do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) para o monitoramento da área.

Integram a operação sob coordenação da Segup, a Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica (PCE), Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Zeladoria e Conservação Municipal de Belém.

Produtividade

Após o destarte da operação, diligências foram realizadas para coibir a prática de crimes. O Detran juntamente com os órgãos de trânsito e segurança municipais removeram veículos e caçambas irregulares. Na ostensividade, cerca de 67 abordagens foram aplicadas, entre veículos e transeuntes.

Centro Integrado Móvel

A Segup disponibilizou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado na rua União, bairro Aurá, Ananindeua, como base de apoio aos agentes e coordenadores que estão atuando nas ações e também receb​erá registros de ocorrências policiais, encaminhando os casos de flagrante e procedimentos à delegacia especializada competente.

O Centro reunirá diuturnamente os pontos focais das forças de segurança para monitoramento, alinhamento de ações e tomada de decisão, permanecendo continuamente até o final da operação.

Polícia