MENU

BUSCA

Onda de arrombamentos em igrejas assusta comunidade católica de Santarém

Ninguém foi preso até o momento e não há informações sobre a existência de câmeras de segurança nas proximidades das igrejas que possam ajudar a identificar os ladrões

O Liberal

Em pouco mais de uma semana, cinco casos de arrombamentos em igrejas católicas já foram registrados, em Santarém, no oeste paraense. Ninguém foi preso até o momento e não há informações sobre a existência de câmeras de segurança nas proximidades das igrejas que possam ajudar a identificar os ladrões. Nesta sexta-feira (8), mais um caso foi identificado pela Arquidiocese do município. Desta vez, na Igreja de Santo Antônio, no bairro do Laguinho. Criminosos levaram dinheiro do cofre de ofertas e ainda o cofre onde fica a Imagem Peregrina. Os criminosos entraram pela porta lateral e providências já foram tomadas, de acordo com a Arquidiocese de Belém.

Na semana passada, a Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Santa Clara, sofreu dois arrombamentos, sendo o último verificado na segunda-feira (4). Um dia depois, na terça-feira (5), criminosos invadiram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santarenzinho, e, ainda na última quinta-feira (7), outro arrombamento foi identificado, na Igreja de São Sebastião, no bairro da Prainha.

Segundo a Arquidiocese de Santarém, em geral, os criminosos levaram recursos em dinheiro e objetos, além de ainda promovem uma bagunça nos espaços destinados às orações dos fiéis. Os paroquianos estão assustados e esperam providências por parte dos órgãos da segurança pública para coibir os crimes.

As informações que se têm até o momento são de que, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, por exemplo, os ladrões ingressaram no templo religioso por meio do telhado, arrombaram cadeados e levaram 20 cadeiras de plástico. No local, esse foi o segundo arrombamento em menos de uma semana. A Arquidiocese de Santarém não informou quando exatamente ocorreu o primeiro caso.

Nas redes sociais, paroquianos comentam sobre o fato. “Segundo registro feito por uma funcionária da Secretaria da Igreja Nossa Senhora das Graças, o furto ocorreu provavelmente na madrugada de domingo para segunda-feira. O ladrão levou 20 cadeiras plásticas, brancas, todas identificadas com a siglas N.S.G (Nossa Senhora das Graças). Uma parte do Salão Comunitário passa por reforma e por lá o ladrão pode ter conseguido o acesso ao local onde estavam as cadeiras. Os recursos para a reforma foram adquiridos durante a Festividade da Santa, que aconteceu no mês de agosto. O pároco de N. S. das Graças é o padre Sidney Canto que lamenta o roubo e faz um apelo para a devolução das cadeiras”.

Já o arrombamento e furto na Igreja de Nossa Senhora do Rosário ocorreram na madrugada de terça-feira (5). “Terça-feira à noite, entraram aqui, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, e também só levaram o que tinha no cofre. Não mexeram em mais nada, rasgaram envelopes do dízimo que ficam no balcão. Só queriam dinheiro mesmo, porque entraram na sala dos equipamentos de som e não levaram nada. Entraram pelo telhado e depois arrombaram a porta da Sacristia”, relatou um paroquiano.

Na madrugada desta quinta-feira (7), um arrombamento foi identificado na Igreja São Sebastião. Os malfeitores não levaram nada do local, mas bagunçaram o altar do espaço de orações.

A reportagem de O Liberal acionou as polícias Civil e Militar para checar mais informações sobre os casos mencionados e aguarda retorno. A Arquidiocese de Santarém também foi procurada para fornecer informações atualizadas sobre as ocorrências, mas ainda não respondeu.

Polícia