MENU

BUSCA

Mural em homenagem a ambientalista e jornalista assassinados é pichado em Belém

"Meus Deus. Que tristeza", diz autor da obra, o artista visual paraense And Santos

Dilson Pimentel

O mural em homenagem ao ambientalista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Philips, assassinados em 5 de junho no Vale do Javari, no Amazonas, foi pichado em Belém.  A informação foi divulgada, neste domingo (4), no perfil Lá Na Pedreira.

Em homenagem ao legado dos ativistas, um mural de 152 metros quadrados preencheu as paredes de um prédio na avenida Marquês de Herval com a travessa Vileta. A obra, feita em julho, é de autoria do artista visual paraense And Santos.

Na intervenção artística, é representado o retrato de Bruno e Dom ao lado de imagens de indígenas e de araras amazônicas, que são apresentadas em cores. Por outro lado, Bruno e Dom aparecem em preto e branco. Para o artista, essa é uma forma de simbolizar que os artistas permanecem ao lado dos indígenas, ainda que de forma diferente.

VEJA TAMBÉM:

Grafite de And Santos transforma corredor da Almirante Barroso em obra de arte
Intervenção no muro do Teatro do Sesi chama atenção pelo colorido e criatividade

Bruno Pereira e Dom Philips: ambientalistas serão homenageados com mural em Belém
A obra será exposta nesta sexta-feira (29), nas paredes de um prédio na avenida Marquês de Herval com a travessa Vileta

Ato em Belém cobra justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips
Manifestação está sendo realizada, neste domingo, por movimentos sociais, na avenida Presidente Vargas

Outro elemento regional presente é uma fita, um elemento alegórico usado em manifestações religiosas típicas da Amazônia, como a festa do Divino e o bumba-meu-boi.

"Lamentável isso", diz artista visual And Santos

A intervenção faz parte de um projeto nacional, sendo que cada capital ganhou uma produção artística. A obra de And Santtos faz parte do projeto Megafone e integra o crescente movimento de “artivismo”, nome dado às manifestações de arte que possuem uma essência marcada pelo ativismo social e político.

Em entrevista à Redação Integrada, pouco depois das 13 horas deste domingo (4), And Santos comentou: “Fiquei sabendo ainda pouco dessa triste notícia. Lamentável isso”, disse. “Meus Deus... Que tristeza", afirmou.

Ele acrescentou: "A gente está tomando as devidas providências. Vou contatar com o pessoal que fez a produção pra gente ver qual o rumo que a gente vai estabelecer sobre o assunto”.

 

 

Polícia