MENU

BUSCA

Motorista apresenta nota de castanha-do-pará, mas é flagrado com contrabando de mais de 30 mil mercadorias

Condutor foi descoberto transportando cerca de 15,6 mil peças de vestuário, 13 mil carteiras de cigarros oriundos da China, além de 1.500 TVs BOX, assim como outras mercadorias

O Liberal

Um condutor foi flagrado com uma enorme carga de contrabando na cidade de Dom Eliseu, no nordeste paraense, no domingo (7). O motorista tentou despistar os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentando uma nota fiscal referente ao transporte de cacau em grãos e castanha-do-pará, mas foi descoberto transportando cerca de 15,6 mil peças de vestuário, 13 mil carteiras de cigarros oriundos da China, além de 1.500 TVs BOX, assim como outras mercadorias.

Segundo detalhou a PRF, o flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina no quilômetro 16 da BR-010, quando os agentes abordaram um caminhão modelo Volvo tracionando um semi reboque. Ao ser questionado sobre as cargas transportadas, o condutor apresentou um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) informando que o produto seria outro. O motorista também afirmou que teria recebido a carga de um desconhecido e que estaria fazendo o transporte para a capital paulista, no sudeste do país.

Durante a abordagem para a conferência da carga, a equipe encontrou um primeiro indício de irregularidade: o peso acima do que havia sido detalhado no documento fiscal. A equipe, então, solicitou a abertura do baú para analisar as mercadorias e constatou o contrabando. 

Diante da ausência de documentação fiscal e desembaraço alfandegário, a carga e os veículos foram encaminhados à Receita Federal. O condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis, momento em que foram constatados os crimes de descaminho e contrabando.

Polícia